FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque
Mots-clés :
Formação de professores, Saberes objetivados, Irene de Albuquerque, ExpertRésumé
O presente artigo tem como objetivo, a partir de estudos já realizados por pesquisadores do GHEMAT-Brasil, evidenciar as contribuições da professora Irene de Albuquerque, no sentido de conhecer suas funções e ações em atividades relacionadas à sua expertise na objetivação dos saberes. Como referencial teórico-metodológico foram considerados estudos recentes que abordam saberes profissionais docentes. Este estudo permite afirmar que a professora Irene de Albuquerque, com base nos saberes de sua experiência, nas diversas funções e ações que exerceu e nos manuais que publicou, contribuiu com a sistematização de saberes que se tornaram referência para cursos de formação de professores no Brasil, podendo ser considerada uma expert.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Métriques
Chargements des métriques ...
Références
ALBUQUERQUE, Irene de. et al. Didática do ensino primário. Rio de Janeiro: Editora Conquista.1968.
ALBUQUERQUE, Irene de. Jogos e recreações matemáticas. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1942.
ALBUQUERQUE, Irene de. Jogos e recreações matemáticas. v. 1, 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1958. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/161042. Acesso em: 22 jun. 2020.
ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1951. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134314 Acesso em: 22 jun. 2020.
ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1964. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134560. Acesso em: 22 jun. 2020.
ALMEIDA, André Francisco de; VALENTE, Wagner Rodrigues. R. Os experts e a produção de saberes para docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 318-332, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23109. Acesso em: 17 jul. 2020.
CARNEIRO, Rogério dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. Saberes para ensinar na obra de Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque. Vidya, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 397-413, jul./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2862. Acesso em: 17 jul. 2020.
ENZWEILER, Deise Andreia. Discursos sobre aprendizagem na revista brasileira de estudos pedagógicos (1944-1964). 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6220. Acesso em 17 jul. 2020.
FELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos. O ensino da aritmética em manuais pedagógicos: princípios vulgarizados na escola nova. Zetetiké, Campinas, v. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654263. Acesso em: 17 jul. 2020.
GREGORIO, Janine marques da Costa; COSTA, David Antonio da. Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual metodologia da matemática. Histemat, ano 5, n. 3, 2019. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/download/290/229. Acesso em: 17 jul. 2020.
GURGEL, Patricia. Professores-normalistas do instituto de educação do Rio de Janeiro (1930-1960): um estudo sobre trajetórias profissionais. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3128721. Acesso em: 17 jul. 2020.
HOFSTETTER, Rita et al. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). Trad. Marcos Denilson Guimarães e Wagner Rodrigues Valente. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2017. p. 55-112.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2017. p. 113-172.
HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2017.
LOPES, Sonia Castro; GURGEL, Patricia. A “prata da casa”: percursos acadêmicos e trajetórias profissionais de ex-alunas do instituto de educação do Rio de Janeiro (1930-1960). Educação Em Foco, Juiz de Fora, v. 22, n. 2. p. 73-111, fev./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19994. Acesso em: 17 jul. 2020.
MELLO E SOUZA, Julio César de; ALBUQUERQUE, Irene de. Tudo é fácil: matemática infantil. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1937.
SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 186-212, abr./jun., 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859. Acesso em: 17 jul. 2020.
SCHNEIDER, Cintia.; COSTA, David Antonio da. Os jogos para o ensino de matemática: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro jogos e recreações matemáticas (1958). In: 3º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: história da educação matemática e formação de professores, São Mateus,
Espírito Santo, 2016. Anais [...]. São Mateus: Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, 2016. p.865-875. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6245/4586. Acesso em: 17 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Cadernos de professores: da matemática para ensinar para a matemática para ensinar ensinada. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, Pelotas, 2017b. Anais […]. Pelotas: UFPel, 2017b. p. 1-12. Disponível em: https://xvseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2017/03/VALENTE_T3.pdf Acesso em: 22 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 254-264,
maio/ago. 2017c. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206. Acesso em: 17 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar., 2017a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836. Acesso em: 17 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Saber objetivado de professores: reflexões pedagógicoepistemológicas. Revista História da Educação, v. 23, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747. Acesso em: 21 jul. 2020.
VILLELA, Lúcia Maria Aversa et al. Os experts dos primeiros anos escolares: a construção de um corpo de especialistas no ensino de Matemática. In: PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas 1890–1970. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Trabalhando com as medidas: orientações para o ensino primário pelas mãos de Irene de Albuquerque. In: XIV SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): sobre o que tratam os manuais escolares?, Natal-RN, 2016. Anais [...]. Natal-RN: Centro de Educação, do Campus Lagoa Nova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. p. 1-15.
ALBUQUERQUE, Irene de. Jogos e recreações matemáticas. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1942.
ALBUQUERQUE, Irene de. Jogos e recreações matemáticas. v. 1, 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1958. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/161042. Acesso em: 22 jun. 2020.
ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1951. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134314 Acesso em: 22 jun. 2020.
ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da matemática. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1964. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134560. Acesso em: 22 jun. 2020.
ALMEIDA, André Francisco de; VALENTE, Wagner Rodrigues. R. Os experts e a produção de saberes para docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 318-332, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23109. Acesso em: 17 jul. 2020.
CARNEIRO, Rogério dos Santos; PINTO, Neuza Bertoni. Saberes para ensinar na obra de Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque. Vidya, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 397-413, jul./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2862. Acesso em: 17 jul. 2020.
ENZWEILER, Deise Andreia. Discursos sobre aprendizagem na revista brasileira de estudos pedagógicos (1944-1964). 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6220. Acesso em 17 jul. 2020.
FELISBERTO, Lidiane Gomes dos Santos. O ensino da aritmética em manuais pedagógicos: princípios vulgarizados na escola nova. Zetetiké, Campinas, v. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654263. Acesso em: 17 jul. 2020.
GREGORIO, Janine marques da Costa; COSTA, David Antonio da. Matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual metodologia da matemática. Histemat, ano 5, n. 3, 2019. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/download/290/229. Acesso em: 17 jul. 2020.
GURGEL, Patricia. Professores-normalistas do instituto de educação do Rio de Janeiro (1930-1960): um estudo sobre trajetórias profissionais. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3128721. Acesso em: 17 jul. 2020.
HOFSTETTER, Rita et al. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). Trad. Marcos Denilson Guimarães e Wagner Rodrigues Valente. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2017. p. 55-112.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2017. p. 113-172.
HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção Contextos da Ciência), 2017.
LOPES, Sonia Castro; GURGEL, Patricia. A “prata da casa”: percursos acadêmicos e trajetórias profissionais de ex-alunas do instituto de educação do Rio de Janeiro (1930-1960). Educação Em Foco, Juiz de Fora, v. 22, n. 2. p. 73-111, fev./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19994. Acesso em: 17 jul. 2020.
MELLO E SOUZA, Julio César de; ALBUQUERQUE, Irene de. Tudo é fácil: matemática infantil. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1937.
SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 186-212, abr./jun., 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859. Acesso em: 17 jul. 2020.
SCHNEIDER, Cintia.; COSTA, David Antonio da. Os jogos para o ensino de matemática: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro jogos e recreações matemáticas (1958). In: 3º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: história da educação matemática e formação de professores, São Mateus,
Espírito Santo, 2016. Anais [...]. São Mateus: Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, 2016. p.865-875. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6245/4586. Acesso em: 17 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Cadernos de professores: da matemática para ensinar para a matemática para ensinar ensinada. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, Pelotas, 2017b. Anais […]. Pelotas: UFPel, 2017b. p. 1-12. Disponível em: https://xvseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2017/03/VALENTE_T3.pdf Acesso em: 22 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. Zetetiké, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 254-264,
maio/ago. 2017c. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206. Acesso em: 17 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 51, p. 207-222, jan./mar., 2017a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836. Acesso em: 17 jul. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Saber objetivado de professores: reflexões pedagógicoepistemológicas. Revista História da Educação, v. 23, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747. Acesso em: 21 jul. 2020.
VILLELA, Lúcia Maria Aversa et al. Os experts dos primeiros anos escolares: a construção de um corpo de especialistas no ensino de Matemática. In: PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas 1890–1970. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Trabalhando com as medidas: orientações para o ensino primário pelas mãos de Irene de Albuquerque. In: XIV SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970): sobre o que tratam os manuais escolares?, Natal-RN, 2016. Anais [...]. Natal-RN: Centro de Educação, do Campus Lagoa Nova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. p. 1-15.
Téléchargements
Publiée
2021-06-07
Métricas
Visualizações do artigo: 207 PDF (Português (Brasil)) downloads: 145
Comment citer
SOARES BORGES, R. A. .; DE ARAÚJO SOUSA, E. K.; DUARTE, A. R. S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 179–204, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/18. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos