CÁLCULO MENTAL COM NÚMEROS RACIONAIS: A EXPERTISE PROFISSIONAL DE CECÍLIA PARRA
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.98Mots-clés :
Cálculo mental, Números racionais, ExpertiseRésumé
Este estudo tem como objetivo identificar a expertise da autora argentina Cecilia Parra no que tange aos saberes profissionais no ensino de números racionais com cálculo mental. Mobilizando conceitos da história cultural, buscamos analisar um material argentino utilizado no ensino de números racionais com cálculo mental, do qual Parra é autora. Para dialogar com este material, analisamos as diretrizes curriculares argentinas, Diseño Curricular para la Escuela Primaria (Buenos Aires, 2004), buscando compreender a inserção do cálculo mental no ensino de números racionais nestes dois materiais. A análise empreendida sinaliza que o material estudado está repleto de estratégias de cálculo mental no ensino de números racionais. Neste sentido, Parra vai se consolidando uma expert a partir do momento em que recebe uma demanda do estado e sua expertise é colocada em prática nos materiais e nos documentos argentinos analisados.
Téléchargements
Métriques
Références
BERTICELLI, D. G. D. Cálculo mental no ensino primário (1950-1970) – um olhar particular para o Paraná. 2017. 157f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.
BERTICELLI, D. G. D.; ZANCAN, S. CalMe Pro — Cálculo mental para professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1–21, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n4a08. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2982 . Acesso em: 20 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n4a08
BERTICELLI, D. D. G., ZANCAN, S. Conhecimentos e atividades para potencializar o cálculo mental, In: Acta Scientiarum Education, 2023 (no prelo).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Primeiro e segundo ciclo. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12640-parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em 19 de junho, 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series. Acesso em 19 de junho, 2023.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
BUENOS AIRES. Ministério da Educação de la Ciudad de Buenos Aires. Direción de Curricula y Enseñanza. Matemática: cálculo mental con números racionales. 1 ed. Buenos Aires, 2006.
BUENOS AIRES. Ministério da Educação de la Ciudad de Buenos Aires. Direción de Curricula y Enseñanza. Matemática: cálculo mental con números racionales. 2 ed. Buenos Aires, 2010.
BUENOS AIRES. Diseño Curricular para la Escuela Primaria. Primer ciclo. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, 2004.
BUENOS AIRES. Diseño Curricular para la Escuela Primaria. Segundo ciclo. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, 2004.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? Tradução Cláudia Freire (1 ed.). São Paulo: Editora UNESP, 2016.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Trad: MORETTO, F. M. L. São Paulo, UNESP, 2002.
CHARTIER, R. Defesa e ilustração da noção de representação. In: Fronteiras, v. 13, n. 24, 17 dez. 2011.
CONCEIÇÃO, A. R. C. O cálculo mental para ensinar: uma análise de produções de Maria do Carmo Santos Domite, 1980-1995. 2021. 98 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
FRANA, A. P. O Cálculo mental da adição e subtração na obra lógica do cálculo 2: fundamentos e estratégias. 2023. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, Universidade Federal do Paraná, setor Palotina, 2023.
FONTES, C. G. O valor e o papel do cálculo mental nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Faculdade de Educação – USP, São Paulo, 2010.
GOMES, M. L.. O Cálculo mental na História da Matemática escolar brasileira. IN: IX Enem – Encontro Nacional de Educação Matemática 2007. Disponível em www.sbembrasil.org.br. Acesso em 21 de jun. 2023.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.; FREYMOND, M. de. “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação” – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R. VALENTE, W. R (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017. p. 55-112.
HOFSTETTER, R. VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora da Física, 2017.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. In: Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Editora Autores Associados, nº 1, Janeiro/Junho, 2001. p. 9-43.
Berticelli, D. G. D. & Salla, J. M. (2021) Cálculo mental na formação continuada: relato de experiência do curso CalMe Pro. In: LISBÔA, E. S.; MARCOLINO, A. da S. (Org.). E-Book: Desafios formativos no contexto atual. IV Simpósio de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação, Palotina-PR: UFPR-Setor Palotina. Disponível em: http://slec.ufpr.br/downloads/IV-SLEC-Ebook.pdf. Acesso em abril de 2024.
ORAIS, R. dos S. Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico. REMATEC, [S. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/234. Acesso em: 15 jun. 2023.
MORAIS, R. dos S. 'Intellectual? No,' expert. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 3-12, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5169/pdf . Acesso em: 20 de junho, 2023. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21issEid5169
MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. Os Experts e o saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, v. 26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PGtgDXQBsQk88TVyVmGGPqh/?lang=pt Acesso em: 20 de junho, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200029
NOVAES, B. W. D. O movimento da matemática moderna em escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal: impactos na cultura escolar. 2012. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189998 Acesso em 20 de junho, 2023.
PAIS, L. C..; FREITAS. J. L. M. Aspectos Históricos do Ensino do Cálculo Mental na Instrução Primária Brasileira (1848-1910). In: Acta Scientiae. V. 17, p. 113-133, Canoas. 2015.
PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. In: PARRA, C., SAIZ, S. (orgs) Didática da Matemática: reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
PARRA, C. Diálogo com Cecília Parra. Entrevista cedida a Danilene Gullich Donin Berticelli e Ruth Edite Cosme. Google Meet, maio/2023.
THOMPSON, I. (1999a). Mental calculation strategies for addition and subtraction. Mathematics in School, London, v. 28, n. 5, p. 3.
THOMPSON I. Issues in teaching numeracy in primary schools. Second edition. Open University Press, New York, USA, 2010.
THRELFALL, J. Educational Studies in Mathematics. Volume 50, páginas 29–47 (2002). DOI: https://doi.org/10.1023/A:1020572803437
THRELFALL, J. Strategies and Flexibility in Mental Calculation. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, Berlin, v. 41, n. 5, p. 541-555, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-009-0195-3
VALENTE, W. R. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, p. 10-24, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2357724X10192022010 . Acesso em: 20 de junho, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X10192022010
VERGNAUD, G. A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA, Porto Alegre, Nº 4, 1996.
VERGNAUD, G. A Criança, a Matemática e a Realidade: Problemas do Ensino da Matemática na Escolar Elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro; Revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.
VERGNAUD, G. Qu’est-ce qu’apprendre. In: COLLOQUE IUFM DU POLE NORD-EST DES IUFM. Les effets des pratiques enseignantes sur les apprentissages des eleves. Anais, Besançon, 2007.
ZANCAN, S. Método Líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais. 2017. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 250 PDF (Português (Brasil)) downloads: 112