“Problema dos problemas”: possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961)
Palavras-chave:
Aurora Vicente Rico, Revista de Educação, Saberes ProfissionaisResumo
No presente texto objetivamos analisar o artigo “Problema dos problemas” escrito por Aurora Vicente Rico, publicado na Revista de Educação, em São Paulo, no ano de 1961 e as possíveis relações com outros artigos publicados anteriormente. A análise desse artigo visa contribuir para a caracterização dos saberes profissionais, mais especificadamente a constituição de um saber para ensinar problemas. Utilizaremos como ferramental teórico-metodológico o conceito de saberes profissionais (HOFSTETTER E SCHNEUWLY, 2017). Foi observado a presença de argumentos sobre o ensino de problemas tratados no artigo de 1961 e que de certa maneira já apareciam em décadas anteriores. A análise dos erros cometidos pelos alunos na resolução dos problemas indicou possibilidades para a categorização dos mesmos, a elaboração de hipóteses e a reorientação dos processos de ensino-aprendizagem evidenciando mudanças nos saberes para ensinar problemas, agregando sofisticação aos saberes profissionais.
Downloads
Métricas
Referências
BRITO, J. Cartas de Parker para o ensino de arithmética nas escolas primárias. Revista de Ensino, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 35-46, abr. 1902. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98842. Acesso 13jul20.
BORBA, S; VALDEMARIN, Vera Teresa. A construção teórica do real: uma questão para a produção do conhecimento em educação. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.23-37, Jul/Dez 2010 http://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss2articles/borba-valdemarin.pdf Acesso 13jul20.
CARDOSO, L. Arithmetica na escola. Revista de Ensino, São Paulo, ano 11, n. 1, p. 73-75,mar. 1912. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97338. Acesso 13jul20.
CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, 10 (20), jul./dez., 1996. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewFile/928/842. Acesso 13jul20.
DE CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica Arno Vogel. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
ESCOBAR, J. R. Planos de aula sobres Números. Revista da Sociedade de Educação. São Paulo, n. 5, v. 2, p. 191-211, abr. 1924.
FERRAZ, A. N. O ensino de problemas. Revista Educação. São Paulo, n 1e 2, v. VII, p. 122- 131, 1929. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115833. Acesso 13jul20.
GALVÃO, B. Arithmetica: Qual a ordem a seguir e qual o melhor processo para o ensino de frações. Revista de Ensino. São Paulo, ano 1, n. 1, p. 202 -212, jun. 1902. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98843. Acesso 13jul20.
GAMA, M. M. O ensino de geometria e a formação de professores primários: percursos historiográficos em Mato Grosso (1960-1980). 2018. 205f. Dissertação (Mestrado) -
Programa de Pós-graduação em Ensino de stricto sensu Ensino, Currículo e Saberes Docentes e da linha de Pesquisa: Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias. Universidade de Cuiabá. E do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/IFMT, Cuiabá, 2018.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. IN: Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em
(trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
MONTEIRO, F. L. Arithmetica Preliminar. Revista de Ensino, São Paulo, ano 15, n. 3, p. 29-32, dez. 1916. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130206. Acesso 13jul20.
NOGUEIRA, F. H. G. A imprensa periódica educacional e as fontes de pesquisa para a história da educação. Sinergia, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 60-65, jan./jul. 2007. Disponível em: http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/sinergia/issue/view/32 Acesso 13jul20.
OLIVEIRA, M. A. A Aritmética escolar e o método intuitivo: Um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). 2017. 280 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São
Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2017.
PINHEIRO, N. V. L. A ARITMÉTICA SOB MEDIDA: a matemática em tempos da pedagogia científica. 2017. 224 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo,
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2017.
PROENÇA, A. F. Erros no ensino de aritmética. Revista Educação, 1930, Anno III, v. XI, n. 2, maio, SP. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99723. Acesso 13jul20.
RICO, A.V. Problemas dos problemas. Revista de Educação, nº 67, 1961. São Paulo, Secretaria da Educação.
SILVA, J. C. Arithmetica. Revista de Ensino, São Paulo, ano 8, n. 2, p. 37-38, jun.1909. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97440. Acesso 13jul20.
SOUZA, E. A. Os problemas aritméticos na aula primária. Revista Escolar, junho/1926 Disponível em https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130572 Acesso 13jul20
SOUZA, A.F. Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo,1890-1930). 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos,2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789
_______. Problemas aritméticos nos programas de ensino: uma análise dos saberes profissionais (São Paulo, 1894-1934). In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019. Anais do XIII ENEM. SBEM. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php Acesso 13jul20.
V.W. Problemas sobre números invertidos. Revista de Ensino, São Paulo, ano 11, n. 2, p.98- 100, jun. 1902. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97337. Acesso 13jul20.
VALDEMARIN, V. T. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas: Autores Associados,
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógicoepistemológicas. Revista História da Educação (Online), 2019, p. 1-22, v. 23: e77747 DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/77747 Acesso 13jul20.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 68 PDF downloads: 41