A CLASSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL COMO UMA FERRAMENTA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS: A ELABORAÇÃO DE UMA FICHA ANALÍTICA PARA PROVAS DE MATEMÁTICA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.69Keywords:
Alda Lodi, Avaliação, Saberes para ensinar, História CulturalAbstract
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o processo metodológico de análise que vem sendo utilizado no desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica - IC. Busca-se apresentar uma ficha analítica elaborada para um conjunto de provas de Metodologia da Aritmética do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) realizadas em 1951. A ficha analítica faz parte do cronograma de atividades de pesquisa de IC, que visa responder à questão: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi nas correções das provas aplicadas por ela no IEMG? Utiliza para isto os conceitos elaborados por HOFSTETTER e SCHNEUWLY (2017) e BERTINI, MORAIS e VALENTE (2017), apoiandose no referencial teórico de BURKE (2016) e FOUCAULT (2019), com o intuito de identificar como se constitui cada prova, quais saberes matemáticos estão circunscritos nas questões da prova e como as respostas estão constituídas.
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