A CLASSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL COMO UMA FERRAMENTA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS: A ELABORAÇÃO DE UMA FICHA ANALÍTICA PARA PROVAS DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.69

Palavras-chave:

Alda Lodi, Avaliação, Saberes para ensinar, História Cultural

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o processo metodológico de análise que vem sendo utilizado no desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica - IC. Busca-se apresentar uma ficha analítica elaborada para um conjunto de provas de Metodologia da Aritmética do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) realizadas em 1951. A ficha analítica faz parte do cronograma de atividades de pesquisa de IC, que visa responder à questão: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi nas correções das provas aplicadas por ela no IEMG? Utiliza para isto os conceitos elaborados por HOFSTETTER e SCHNEUWLY (2017) e BERTINI, MORAIS e VALENTE (2017), apoiandose no referencial teórico de BURKE (2016) e FOUCAULT (2019), com o intuito de identificar como se constitui cada prova, quais saberes matemáticos estão circunscritos nas questões da prova e como as respostas estão constituídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? trad. Claudia Freire. - 1. ed. - São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova minigramática da língua portuguesa. - 1. ed. - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004.

CHARTIER, Roger. A ‘nova’ História Cultural. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti (org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da

pluralidade. São Paulo: L. F. Editorial, 2016, p. 19-36.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990.

FONSECA, Nelma Marçal Lacerda. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE. Acesso em: 15 fev. 2022.

FOUCAULT, Michel. As unidades do discurso. In: FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. - 8. ed. - Rio de Janeiro: Forense universitária, 2019, p. 25-37.

GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989, p. 13-41.

HARARI, Yuval Noah. A religião dos dados. In: HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: Uma breve história do amanhã; trad. Paulo Geiger. - 1. ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 370-399.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. - 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, jan./jun. 2001.

MACHADO, Maria Helena (org.). Sociologia das profissões: uma contribuição ao debate teórico. In: Profissões de saúde: uma abordagem sociológica [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995, p. 13-33. Disponível em: https://books.scielo.org/id/t4ksj. Acesso em: 18 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575416075.002

REIS, Diogo Alves de Faria. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do Acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). 2014, 258 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVP8T. Acesso em: 18 fev. 2022.

SILVA, Laênia Martins da. A ortopedia mental: contribuições de Helena Antipoff para a educação especial. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7VMBT. Acesso em: 18 fev. 2022.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; PINTO, N. B.; MORAIS, R. S. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de pesquisa (Projeto temático), UNIFESP, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-09

Métricas


Visualizações do artigo: 434     PDF downloads: 163

Como Citar

SILVA FILHO, R. A CLASSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL COMO UMA FERRAMENTA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS: A ELABORAÇÃO DE UMA FICHA ANALÍTICA PARA PROVAS DE MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.69. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/69. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos