O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA: UMA ANÁLISE DO CADERNO DE CÁLCULO DE UMA LICENCIANDA (1986)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.71Keywords:
Ensino de cálculo, Licenciatura Plena em Ciências, HistóriaAbstract
Este trabalho teve como objetivo analisar o ensino de cálculo diferencial a partir dos conteúdos de um caderno da disciplina de Cálculo I, do curso de Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Matemática, da Universidade Estadual de Feira de Santana, do ano de 1986. Para isto, teve-se como questão norteadora: Como o cálculo diferencial foi ensinado no curso de Licenciatura Plena em Ciências da UEFS, no ano de 1986? A principal fonte histórica utilizada foi o caderno da disciplina, disponibilizado pela ex-estudante do curso, Josenildes Oliveira Venas Almeida. Assim, por meio de um diálogo com a literatura vigente, legislações da época e, ainda, pelas interrogações às fontes – caderno da disciplina, lista de exercícios e de avaliações e, ainda, realização de uma entrevista com a referida ex-estudante – , percebeu-se que o ensino de cálculo foi conduzido de modo a priorizar o desenvolvimento dos conteúdos, definições e técnicas, em detrimento da utilização desses conhecimentos para a atuação profissional dos licenciandos em Ciências, na modalidade plena.
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