Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso Novas referências para o ensino da matemática elementar

Autores/as

Palabras clave:

Instrução Pública, Ensino Primário, Matemática

Resumen

O presente artigo apresenta um estudo na perspectiva da história cultural que teve por objetivo verificar as possíveis transformações propostas para o ensino da
matemática elementar da escola primária na cidade. de Corumbá, no período de 1908 a 1924. Utilizamos aporte teórico-metodológico que lista André Chervel (1990), Le Goff (1990), Dominique Julia (1995) e Marc Bloch (2002). Assim, realizamos um levantamento na Biblioteca Nacional Digital Brasil - Hemeroteca, e repositório da UFSC, com o objetivo de verificar fontes, como artigos de jornais e legislações do ensino primário em Mato Grosso em tal período. A análise dos documentos entrados possibilitou inferir que o ensino primário com várias faixas etárias e séries diferentes, prejudicava tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos alunos, ocasionando em resultados insatisfatórios nos exames. Também é possível considerar que a população de Corumbá ansiava por uma modernização do ensino primário, o qual à época era fundamentado na tabuada decorada e nas lições cantadas e repetitivas. Tomando como referência o ensino em São Paulo, parecia ser desejado
uma transformação não só no método de ensino, mas em toda a estrutura da Instrução Pública Primária do município. É possível inferir que o período foi marcado por uma transição entre um ensino tradicional e um ensino intuitivo, havendo simultaneamente presentes no ensino da matemática elementos do ensino intuitivo como tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Odair Gonçalves Marquez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor de
matemática na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SEDMS), Corumbá, MS, Brasil.
Professor de matemática na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Corumbá, MS, Brasil. Endereço para
correspondência: Rua. Rio Grande do Sul, 14, Cristo Redentor, Corumbá, MS, Brasil, CEP: 79311-100.  

Edilene Simões da Costa Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto de Matemática da UFMS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática, no qual orienta pesquisas no eixo: História, Filosofia e Educação Matemática. Possui doutorado em
Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília.   Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4416986244015282

Citas

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares. Reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação, n.2, p. 177-229, 1990.

CORREIO DO ESTADO. Instrução Pública. Corumbá, Mato Grosso, 29, junho 1910.
Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028304&pesq=instru%C3%A7%C3%A3o%20publica&pasta=ano%20191&pagfis=465 Acesso em 28 set. 2019.

ESCOLANO BENITO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Tradução e revisão técnica Heloísa Helena Pimenta Rocha, Vera Lúcia Gaspar
Silva. Campinas, SP. Editora Alinea, 2017.

FIGUEIREDO, Charlene Correa. Grupo Escolar Luiz de Albuquerque: sua história no processo de institucionalização do ensino primário público em Corumbá-MT (1908-1930). 146 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados/MS, 2013.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, n. 1, jan-jul, 2001 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.

MATO GROSSO, Regulamento Geral da Instrução Pública Primária. Cuiabá/MT, 1896.

MATO GROSSO, Regulamento de Instrução Pública Primária. Cuiabá/MT, 1910.

MATO GROSSO, Regimento Interno dos Grupos Escolares. Cuiabá/MT, 1916.

LE GOFF, Jaques. História e memória. tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
O DEBATE. Despacho coletivo. O debate. Cuyabá, Mato Grosso, 18, janeiro 1912. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=765660&pesq=grupos%20escolares&pagfis=97> Acesso em: 28 set 2019.

LEME DA SILVA, M.C.; VALENTE, Wagner R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Revista
Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.15, Número Especial, pp.857-871, 2013.

Publicado

2021-06-07

Métricas


Visualizações do artigo: 63     PDF (Português (Brasil)) downloads: 39

Cómo citar

GONÇALVES MARQUEZ, O.; DA COSTA SANTOS, E. S. Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso Novas referências para o ensino da matemática elementar. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 147–162, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/16. Acesso em: 21 nov. 2024.