Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso Novas referências para o ensino da matemática elementar
Palabras clave:
Instrução Pública, Ensino Primário, MatemáticaResumen
O presente artigo apresenta um estudo na perspectiva da história cultural que teve por objetivo verificar as possíveis transformações propostas para o ensino da
matemática elementar da escola primária na cidade. de Corumbá, no período de 1908 a 1924. Utilizamos aporte teórico-metodológico que lista André Chervel (1990), Le Goff (1990), Dominique Julia (1995) e Marc Bloch (2002). Assim, realizamos um levantamento na Biblioteca Nacional Digital Brasil - Hemeroteca, e repositório da UFSC, com o objetivo de verificar fontes, como artigos de jornais e legislações do ensino primário em Mato Grosso em tal período. A análise dos documentos entrados possibilitou inferir que o ensino primário com várias faixas etárias e séries diferentes, prejudicava tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos alunos, ocasionando em resultados insatisfatórios nos exames. Também é possível considerar que a população de Corumbá ansiava por uma modernização do ensino primário, o qual à época era fundamentado na tabuada decorada e nas lições cantadas e repetitivas. Tomando como referência o ensino em São Paulo, parecia ser desejado
uma transformação não só no método de ensino, mas em toda a estrutura da Instrução Pública Primária do município. É possível inferir que o período foi marcado por uma transição entre um ensino tradicional e um ensino intuitivo, havendo simultaneamente presentes no ensino da matemática elementos do ensino intuitivo como tradicional.
Descargas
Métricas
Citas
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares. Reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria & Educação, n.2, p. 177-229, 1990.
CORREIO DO ESTADO. Instrução Pública. Corumbá, Mato Grosso, 29, junho 1910.
Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028304&pesq=instru%C3%A7%C3%A3o%20publica&pasta=ano%20191&pagfis=465 Acesso em 28 set. 2019.
ESCOLANO BENITO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Tradução e revisão técnica Heloísa Helena Pimenta Rocha, Vera Lúcia Gaspar
Silva. Campinas, SP. Editora Alinea, 2017.
FIGUEIREDO, Charlene Correa. Grupo Escolar Luiz de Albuquerque: sua história no processo de institucionalização do ensino primário público em Corumbá-MT (1908-1930). 146 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados/MS, 2013.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, n. 1, jan-jul, 2001 Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf. Acesso em: 11 mai. 2020.
MATO GROSSO, Regulamento Geral da Instrução Pública Primária. Cuiabá/MT, 1896.
MATO GROSSO, Regulamento de Instrução Pública Primária. Cuiabá/MT, 1910.
MATO GROSSO, Regimento Interno dos Grupos Escolares. Cuiabá/MT, 1916.
LE GOFF, Jaques. História e memória. tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
O DEBATE. Despacho coletivo. O debate. Cuyabá, Mato Grosso, 18, janeiro 1912. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=765660&pesq=grupos%20escolares&pagfis=97> Acesso em: 28 set 2019.
LEME DA SILVA, M.C.; VALENTE, Wagner R. Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação professores. Revista
Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.15, Número Especial, pp.857-871, 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 39