UMA ANÁLISE DA REVISTA CURRÍCULO NA PRÉ-ESCOLA: saberes a e para ensinar nas décadas de 1970 e 1980 no Paraná.

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.168

Palabras clave:

Saberes; Ensino da Matemática ; Pré-Escola.

Resumen

No ano de 1978, no Paraná, as discussões sobre a importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento infantil e para a preparação das crianças para a escolarização formal gerou mudanças progressivas, como o avanço científico e a modernização do ensino de matemática. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar os saberes a e para ensinar Matemática na pré-escola indicados na Revista Currículo nas décadas de 1970 e 1980. Sendo que a pesquisa buscou compreender como se configuraram esses saberes fundamentados nas políticas educacionais, concepções de ensino e capacitação e aperfeiçoamento de professores de Matemática no contexto histórico da época. O aporte teórico metodológico utilizado baseou-se em Certeau (1982), Chartier (1990), Costa (2013), Dienes (1970), Hofstetter e Schneuwly (2017), Julia (2001) e Valente (2018). Diante da análise na Revista Currículo (1978 e 1981), foi possível identificar que os saberes a ensinar Matemática indicavam o que deveria constar e ser aplicado no planejamento dos professores, e os saberes para ensinar Matemática sugeriam que os professores desenvolvessem atividades práticas, jogos e objetos do dia a dia para organizarem o ensino das noções básicas da Matemática. Sendo que, os saberes a e para ensinar Matemática apresentavam conceitos matemáticos básicos articulados com o uso de materiais concretos.

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Biografía del autor/a

Marilene Zelak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciada em Pedagogia pela PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares do Brasil (GHIEB-PUCPR). Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Email: mari_cardoso@yahoo.com.br.

Camila Pires, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciada em Pedagogia pela PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Professora da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais – PR. Email: camila.prs18@gmail.com.

Reginaldo Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE, Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (2006), licenciado em Pedagogia (2017) e em Letras-Inglês (2020) ambas pelo UNICESUMAR. Professor Adjunto da PUCPR, no curso de Pedagogia e dos cursos de Licenciatura da PUCPR e professor efetivo da Secretária de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. É coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa das Instituições Escolares no Brasil. Membro Fundador do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil – GHEMAT BRASIL. Email: reginaldo.costa@pucpr.br.

Citas

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Publicado

2024-12-26

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Cómo citar

ZELAK, M.; PIRES, C.; COSTA, R. R. da. UMA ANÁLISE DA REVISTA CURRÍCULO NA PRÉ-ESCOLA: saberes a e para ensinar nas décadas de 1970 e 1980 no Paraná. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.168. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/168. Acesso em: 22 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos