UMA ANÁLISE DA REVISTA CURRÍCULO NA PRÉ-ESCOLA: saberes a e para ensinar nas décadas de 1970 e 1980 no Paraná.
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.168Palabras clave:
Saberes; Ensino da Matemática ; Pré-Escola.Resumen
No ano de 1978, no Paraná, as discussões sobre a importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento infantil e para a preparação das crianças para a escolarização formal gerou mudanças progressivas, como o avanço científico e a modernização do ensino de matemática. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar os saberes a e para ensinar Matemática na pré-escola indicados na Revista Currículo nas décadas de 1970 e 1980. Sendo que a pesquisa buscou compreender como se configuraram esses saberes fundamentados nas políticas educacionais, concepções de ensino e capacitação e aperfeiçoamento de professores de Matemática no contexto histórico da época. O aporte teórico metodológico utilizado baseou-se em Certeau (1982), Chartier (1990), Costa (2013), Dienes (1970), Hofstetter e Schneuwly (2017), Julia (2001) e Valente (2018). Diante da análise na Revista Currículo (1978 e 1981), foi possível identificar que os saberes a ensinar Matemática indicavam o que deveria constar e ser aplicado no planejamento dos professores, e os saberes para ensinar Matemática sugeriam que os professores desenvolvessem atividades práticas, jogos e objetos do dia a dia para organizarem o ensino das noções básicas da Matemática. Sendo que, os saberes a e para ensinar Matemática apresentavam conceitos matemáticos básicos articulados com o uso de materiais concretos.
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