CONHECIMENTOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LONGO CAMINHO PERCORRIDO E A PERCORRER NA PESQUISA E NA PRÁTICA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.32Palabras clave:
Conhecimentos para ensinar Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de ProfessoresResumen
Este artigo tem como finalidade refletir sobre a formação inicial do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desde a instituição dos primeiros cursos de formação de professores no Brasil até os dias atuais, a partir de mudanças de legislação que ocorreram ao longo dos anos. O artigo busca estabelecer um diálogo entre aspectos da formação, priorizados em momentos históricos destacados por mudanças decorrentes de leis de caráter nacional e resultados de pesquisas mais atuais que tratam do conhecimento do professor para ensinar. Entre os resultados destaca-se que a falta de preocupação com as áreas do conhecimento a serem ensinadas é um fato nos cursos de formação de professores de anos iniciais. O estudo revela que o conhecimento especializado para o ensino de Matemática é pouco valorizado na formação do professor e que há um mito de que o conhecimento comum sobre a aritmética basta ao professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descargas
Métricas
Citas
ALENCAR. E.S. A formação do pedagogo para o ensino de matemática em instituições do observatório internacional. Foz de Iguaçu: Anais do VII SIPEM, 2018.
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389- 407, 2008.
BRASIL. Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências, 1971.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, n.º 9.394/1996. Diário Oficial União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, Seção 1, p. 12, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Pedagogia Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 11, 16 de maio de 2006.
CARVALHO, D. L. de. Metodologia do ensino da matemática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
CURI, E. A matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Editora Musa, 2005.
DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas. São Paulo: Editora Ática, 1986.
DORDAL, R., R. Arithmética Escolar. São Paulo. Acervo da E.E. Caetano de Campos, 1901.
FUSARI, J. C. Tendências históricas do treinamento em educação. Série Idéias n. 3, on-line. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/prf_a.php?t=001. Acesso em 22 jan 2021.
GATTI, B. A. O curso de licenciatura em pedagogia: dilemas e convergências. EntreVer, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 151-169, jul.-dez. 2012.
GATTI; NUNES, M. M. R. (Org.). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009. v. 29.
LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores).
MONARCHA, C. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
PILETTI, C. Didática Especial. São Paulo: Editora Ática, 1986.
PIRES, C.M.C. Educação Matemática: Conversas com Professores de Matemática. São Paulo: Editora Zapt, 2012.
PÓLYA, G.. Como resolver problemas. Lisboa: Gradiva, 2003. (Tradução do original inglês de 1945)
SANTOS, T.M. Noções de Didática Especial, São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1960.
SANTOS, T. M. Metodologia do Ensino Primário. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1950.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educacional Research, v. 2, n. 15, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundation of the new reform. Harvard Educational Review, n,57, p.1-22, 1987.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed. 2001.
SMOLE, K. C. S.; MUNIZ, C.A. (organização) A Matemática em Sala de Aula: Reflexões e Propostas Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.
SOUZA REIS, O. Quinhentas expressões fraccionarias: para pratica do cálculo aritmético das quatro operações fundamentais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1919.
TANURI, L. M. História da formação de professores. 500 anos de Educação Escolar. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: ANPED, n. 14, maio-ago. 2000
THORNDIKE, E. L. A nova metodologia da aritmética. Porto Alegre: Globo, 1929.
TRAJANO, A. Arithmética Progressiva. Rio de Janeiro. Editora Francisco Alves, 1880.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 629 PDF (Português (Brasil)) downloads: 292