CONHECIMENTOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LONGO CAMINHO PERCORRIDO E A PERCORRER NA PESQUISA E NA PRÁTICA
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.32Mots-clés :
Conhecimentos para ensinar Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de ProfessoresRésumé
Este artigo tem como finalidade refletir sobre a formação inicial do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desde a instituição dos primeiros cursos de formação de professores no Brasil até os dias atuais, a partir de mudanças de legislação que ocorreram ao longo dos anos. O artigo busca estabelecer um diálogo entre aspectos da formação, priorizados em momentos históricos destacados por mudanças decorrentes de leis de caráter nacional e resultados de pesquisas mais atuais que tratam do conhecimento do professor para ensinar. Entre os resultados destaca-se que a falta de preocupação com as áreas do conhecimento a serem ensinadas é um fato nos cursos de formação de professores de anos iniciais. O estudo revela que o conhecimento especializado para o ensino de Matemática é pouco valorizado na formação do professor e que há um mito de que o conhecimento comum sobre a aritmética basta ao professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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