JOSÉ GUILHERME PEIXOTO BARBOSA, PROTAGONISTA DO MMM NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1960-1980): suas contribuições para implementação e circulação das ideias modernistas

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.130

Mots-clés :

História da educação matemática fluminense, Zoltan Dienes, Escolas experimentais

Résumé

O artigo busca identificar condições que permitiram ao professor José Guilherme Peixoto Barbosa divulgar as ideias de Zoltan P. Dienes no estado do Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 e 1970, durante a vigência do Movimento da Matemática Moderna (MMM). Para isso, traça-se sua trajetória a fim de entender a circulação das ideias modernistas na região. Para a análise, utiliza-se entrevistas parcialmente estruturadas, conforme Gil (2002), entrecruzadas com outras diferentes fontes, como dissertações, teses, material do acervo de Barbosa e documentos curriculares. Conclui-se que Barbosa é reconhecido como uma figura central na Educação Matemática carioca. Ele, inicialmente, promoveu as ideias de Georges Papy e, posteriormente, enfocou as de Zoltan Dienes, incorporando-as em suas aulas e cursos de formação de professores. Seu perfil multifacetado possibilitou sua circulação em diferentes instâncias, construindo uma rede de conexões com protagonistas envolvidos na divulgação do movimento de renovação do ensino, como Augusto César Morgado, José Paulo Carneiro, Lauro de Oliveira Lima e Circe Navarro Ribas. Essas conexões levaram a convites para ocupar cargos influentes no estado, nos quais pôde implementar suas ideias na Reformulação Curricular.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo -USP (2012). Professora do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área educação matemática — UERJ - Maracanã. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil — GHEMAT. UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Rua São Francisco Xavier, 524, Grupo 12.037-F, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 20550-013.

Armando F. Tramontano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Rio de Janeiro, RJ, BR. Endereço para correspondência: Rua São Francisco Xavier, 524, Grupo 12.006-A, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 20550-013.

Références

BARBOSA, José Guilherme Peixoto. Acervo pessoal do professor José Guilherme. Rio de Janeiro, RJ: 2023a.

BARBOSA, José Guilherme Peixoto. Depoimento oral. Entrevistas concedidas a Denise Medina França e Armando de Freitas. Rio de Janeiro, 17 jun. 2023; 19 jul. 2023; 2 set. 2023b.

BARBOSA, José Guilherme Peixoto. Vivências de um professor. Tiradentes: Aquarius, 2023c.

BÜRIGO, Elizabete Zardo. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. 286p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CONCEIÇÃO, Cíntia Nascimento de Oliveira. Pioneiros da teleducação na Guanabara: a televisão educativa na perspectiva das experiências pioneiras de teleducação e formação de professores e profissionais do Instituto de Educação do Estado da Guanabara e da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (1960 - 1975). Tese (doutorado) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2016.

CRESPO, Regina Márcia Gomes. Educação pública fluminense pós-fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara: uma análise da política educacional do governo Faria Lima, 1975-1979. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2016.

DASSIE, Bruno Alves; COSTA, Letícia Maria Ferreira da. Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático. In: ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, 2., 2022, Bauru. Anais [...]. Pioneiros: UFMS, 2022. p. 1186-1196. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15222. Acesso em: 7 set. 2023.

FRANÇA, Denise Medina. A produção oficial do movimento da matemática moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Departamento de Matemática, São Paulo, 2007.

FRANÇA, Denise Medina. Matemática nas séries iniciais: o que mudou (1960-1980)? Curitiba: Appris, 2019.

FRANÇA, Denise Medina; MACIEL, Paulo Roberto. Diva Noronha: uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987). REMATEC, Belém, v. 15, n. 34, p. 70-91, 2020. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p70-91.id263

GHEMAT-BRASIL A.P.L.B.S. Cadernos de anotações de Lucília Bechara sobre um curso de lógica com referência a Papy. Caixa 164. Santos: Centro de Memória do GHEMAT/SP, 1968.

GHEMAT-SP. Dicionário dos experts: matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT-SP, 2019. Disponível em: https://www.ghemat.com.br/itens/lauro-de-oliveira-lima. Acesso em: 8 set. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JORNAL DO BRASIL. Pré-vestibulares, artigo 99 e admissão. Rio de Janeiro, 14 de outubro de 1970. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_09&pesq=Papy&pasta=ano%20197&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=196414. Acesso em: 10 mai. 2024.

JORNAL DO BRASIL. Papy exporá Pedagogia matemática. Rio de Janeiro, 11 de junho de 1971, 1971. Disponível em: https://ury1.com/5MZjG. Acesso em: 8 set. 2023.

JORNAL DOS SPORTS. CICE só dá gabarito depois da Geometria. Rio de Janeiro, 5 de julho de 1970, 1970. Disponível em: https://encurtador.com.br/trm3P. Acesso em: 10 jun. 2024.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun., 2001.

LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS. Reformulação de currículos; síntese. Rio de Janeiro (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Niterói, Imprensa Oficial, 1976.

LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS. Sugestões de atividades para o ensino de 1º grau – 1.ª/4.ª séries. Rio de Janeiro (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Rio de Janeiro, 1979.

MARINS, Pedro Nogueira. O ensino de Matemática no Centro Educacional de Niterói (CEN): algumas experiências na década de 1970. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

MÜLLER, Carlos Eduardo. A ideologia na prática e a ideologia da prática no ensino de matemática. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.

SOARES, Flávia. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 192 f. 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

Téléchargements

Publiée

2024-07-24

Métricas


Visualizações do artigo: 135     PDF (Português (Brasil)) downloads: 61

Comment citer

FRANÇA, D. M.; TRAMONTANO, A. F. JOSÉ GUILHERME PEIXOTO BARBOSA, PROTAGONISTA DO MMM NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1960-1980): suas contribuições para implementação e circulação das ideias modernistas . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.130. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/130. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos