A formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná entre 1912 a 1982 um estado da arte na iniciação científica
Mots-clés :
História da Educação Matemática, Estado da arte, Produção de conhecimentoRésumé
A iniciação científica tem um papel significativo na formação do futuro professor e do pesquisador. Nesse sentido, este texto apresenta um recorte do estudo de
iniciação científica desenvolvido durante os anos 2019 e 2020 sobre a formação de professores numa perspectiva histórica, a partir das teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação da PUCPR que trataram da formação de professores que ensinavam matemática. A partir do referencial metodológico do Estado da Arte, o estudo considerou, de um total de vinte e dois, cinco teses/dissertações relativas à formação de professores de matemática no estado do Paraná. O período contemplado nos trabalhos selecionados inicia-se em 1912 e avança até o ano de 1982 e os estudos comtemplaram a formação inicial em nível colegial/normal, a graduação em cursos de licenciatura em matemática e a modalidade continuada ou em serviço sob a denominação de
capacitação e aperfeiçoamento. Foi possível identificar saberes relativos ao ensino da matemática com abordagens escolanovistas relativas à metodologia da aritmética até a década de 1960 e, a partir desse período o foco incidiu sobre as orientações do movimento da matemática moderna (MMM). Os trabalhos contribuem de forma
significativa com a formação, atualmente, do pesquisador em história da educação matemática, pois, apresenta um referencial metodológico claro e o uso de diversas fontes para a construção da narrativa.
Téléchargements
Métriques
Références
BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. v. 2, 1990, p. 177-229.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. AMARAL, Wagner Alexandre do. História da educação Matemática: o estado da arte do XI ENEM. In: III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Anais do III CIHEM – Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br ISSN 978-85-89097-68-0. Acesso em: 17 jul. 2020.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. PORTELA, Mariliza Simonete. A pesquisa em história da educação Matemática no Paraná: uma década de produção do conhecimento do GHEMATPR. In: IV Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática. Anais do IV CIHEM – Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188824. Acesso em: 17 jul. 2020.
COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A capacitação e aperfeiçoamento dos professores que ensinavam matemática no Estado do Paraná ao tempo do movimento da matemática moderna – 1961 a 1982. 2013. 212 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.
COSTA. Reginaldo Rodrigues da. A pesquisa em história da educação Matemática: um panorama das pesquisas apresentadas no XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Histemat. v. 3, 2017, p. 23-40. Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/157. Acesso em: 17 jul. 2020.
DIAS, Vanessa Lucia. O ensino de aritmética em tempos de escola nova no Paraná: 1946-1961. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc. [online]. v. 23, 2002, p. 257-272.
FRANÇA, Iara da Silva. Do ginásio para as escola normais: as mudanças na formação matemática de professores do Paraná (1920-1936). 2015. 285 f. Tese (Doutorado) –
Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015.
HOFFMANN, Y. T. ALVAREZ, E. B. MARTÍ-LAHERA. Y. Análisis textual con IRaMuTeQ de investigaciones recientes en historia de la educación matemática en Brasil: un
ejemplo de Humanidades Digitales. Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información. v. 34, 2020, p. 103-133. Disponível em: http://revib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/view/58097. Acesso em: 17 jul. 2020.
HOFFMANN, Y. T. COSTA, D. A. da. NAKAMURA. L. R. Una mirada a las producciones en Historia de la educación matemática en el VII Seminario Internacional de Investigación en Educación Matemática. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020). v. XLI, 2020, p. 912-937. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/775. Acesso em: 17 jul. 2020.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas/SP: Autores Associados. SBHE, jan./jun., 2001, n. 1, p. 9-43.
MENDONÇA, Alexandre Victor Oliveira de. A formação de professores no curso de licenciatura em matemática no Paraná. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014.
PORTELA, Mariliza Simonete. Práticas de matemática moderna na formação de normalistas no Instituto de Educação do Paraná na década de 1970. 2009. 138 f.
Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009.
SOARES, Magda Becker. Alfabetização no Brasil: O estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 14, 200. p. 61-88. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20 de julho de 2020.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 87 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54