ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS SOBRE A [ESCOLA DE OITO ANOS], A [MATEMÁTICA DO ENSINO] E [EXPERTS] NA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS - PRELIMINARES

Auteurs

  • Marylucia Cavalcante Silva cavalcanteuema@gmail.com

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.43

Mots-clés :

Escola de oito anos; Matemática do ensino; Experts; Livro Didático de Matemática; Educação Matemática

Résumé

O escrito pretende explorar a gênese histórico-conceitual que envolve a escola de oito anos, a matemática do ensino e experts na produção de livros didáticos. Destacamos que se trata de uma pesquisa histórica, vinculada a um projeto coletivo Ghemat Brasil que mobiliza referenciais teóricos da Equipe de recherche em histoire socicale de l’education (ERHISE), da Université de Genève. Como resultados preliminares, o estudo conta com documentos oficiais sobre a escola de oitos, bem como os conteúdos curriculares proposto na coletânea de livros didáticos denominado Matemática Ensino de 1º Grau, de autoria das professoras paulistanas Lydia Condé Lamparelli e Maria Amabile Mansutti, experts sob a chancela de autoridades de ensino para resolverem problemas prático de ordem educacional, tais como a elaboração de programas para o ensino, cursos para os professores além de livros didáticos relativo a matemática para a escola de oito anos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ACERVO PESSOAL MARIA AMABILE MANSUTTI. Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200908>. Acesso em: 2 ago. 2021.

ALMEIDA, A. F. de.; VALENTE, W. R. Os experts e a produção de saberes para a docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.25, 2019.

AMABILE MANSUTTI, M. Nenhum movimento curricular no Brasil teve força para mudar a prática dos professores em matemática. Cadernos CEPEC, São Paulo, v. 8. n.1.p.235-251, jan/jul. 2018. Entrevista concedida a Anna Helena Altenfelder.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CHERVALLARD, Y. La transposition didactique – Du savoir savant au savoir ensigné. France, Grenoble: La Pensée Sauvage. 1991.

DE CERTAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

GOODSON, I. Tornando-se uma Matéria Acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, p.230-254,1990.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. FREYMOND, M. & BOS, S. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação- A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX), 2017, P.55-112. In: Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.

HOFSTETTER, R., VALENTE, W. R (org.). Saberes em (trans) formação – tema central da formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2017.

HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. HOFSTETTER; VALENTE, W. R. [org.]. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. p. 113 – 172, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

LAMPARELLI, L. C.; MANSUTTI, M. A. Matemática: ensino do 1º grau, 4ª série. 5ª ed. São Paulo, Edart, SP, 1977.

LAMPARELLI, L. C. Matemática: uma escolha anunciada de estudos e vida. Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 2, 2018, p. 263-290.

MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920). Guarulhos, 2019. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 7 ago. 2021.

PROST, A. Douze leçons sur l’histoire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

SÃO PAULO (Município). Implantação da Escola Municipal de 1º Grau. 1972.

SILVA, M. C. A expertise de uma educadora matemática paulista – notas da conversa com a professora Maria Amabile Mansutti. HISTEMAT: Revista de Matemática e Ensino e Cultura. Ano 15, n. 34, p.203-215. 2020.

VALENTE, W.R. Considerações sobre a matemática escolar numa abordagem histórica. Cadernos de História da Educação – nº 3-jan./dez.2004.

VALENTE, W.R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké – Cempem – FE /UNICAMP. v. 16, n.30, 2008.

VALENTE, W. R. (Org.). Educadoras Matemáticas: memória, docência e profissão. 1ª ed. São Paulo Editora Livraria da Física, 2013.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae – Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Canoas, RS: Ulbra, v.19 n.2 p.224-235 mar./abr. 2017b. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2816/2299. Acesso: 3 agos.2021.

VALENTE, W. R. [org.]. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. p. 55 – 112), São Paulo: editora Livraria da Física, 2017.

VALENTE, W. R., BERTINI, L.F., MORAIS, R.S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação, 2021.

VALENTE, W. R. A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. v.14, n.1, p. 26-31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p26-31. Acesso em: 20 out. 2021.

Téléchargements

Publiée

2021-12-09

Métricas


Visualizações do artigo: 140     PDF (Português (Brasil)) downloads: 126

Comment citer

CAVALCANTE SILVA, M. ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS SOBRE A [ESCOLA DE OITO ANOS], A [MATEMÁTICA DO ENSINO] E [EXPERTS] NA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS - PRELIMINARES. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.43. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/43. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos