ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS SOBRE A [ESCOLA DE OITO ANOS], A [MATEMÁTICA DO ENSINO] E [EXPERTS] NA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS - PRELIMINARES
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.43Mots-clés :
Escola de oito anos; Matemática do ensino; Experts; Livro Didático de Matemática; Educação MatemáticaRésumé
O escrito pretende explorar a gênese histórico-conceitual que envolve a escola de oito anos, a matemática do ensino e experts na produção de livros didáticos. Destacamos que se trata de uma pesquisa histórica, vinculada a um projeto coletivo Ghemat Brasil que mobiliza referenciais teóricos da Equipe de recherche em histoire socicale de l’education (ERHISE), da Université de Genève. Como resultados preliminares, o estudo conta com documentos oficiais sobre a escola de oitos, bem como os conteúdos curriculares proposto na coletânea de livros didáticos denominado Matemática Ensino de 1º Grau, de autoria das professoras paulistanas Lydia Condé Lamparelli e Maria Amabile Mansutti, experts sob a chancela de autoridades de ensino para resolverem problemas prático de ordem educacional, tais como a elaboração de programas para o ensino, cursos para os professores além de livros didáticos relativo a matemática para a escola de oito anos.
Téléchargements
Métriques
Références
ACERVO PESSOAL MARIA AMABILE MANSUTTI. Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200908>. Acesso em: 2 ago. 2021.
ALMEIDA, A. F. de.; VALENTE, W. R. Os experts e a produção de saberes para a docência: primeiros estudos do acervo Lydia Lamparelli. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.25, 2019.
AMABILE MANSUTTI, M. Nenhum movimento curricular no Brasil teve força para mudar a prática dos professores em matemática. Cadernos CEPEC, São Paulo, v. 8. n.1.p.235-251, jan/jul. 2018. Entrevista concedida a Anna Helena Altenfelder.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.
CHERVALLARD, Y. La transposition didactique – Du savoir savant au savoir ensigné. France, Grenoble: La Pensée Sauvage. 1991.
DE CERTAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
GOODSON, I. Tornando-se uma Matéria Acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, p.230-254,1990.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. FREYMOND, M. & BOS, S. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação- A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX), 2017, P.55-112. In: Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2017.
HOFSTETTER, R., VALENTE, W. R (org.). Saberes em (trans) formação – tema central da formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2017.
HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. HOFSTETTER; VALENTE, W. R. [org.]. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. p. 113 – 172, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
LAMPARELLI, L. C.; MANSUTTI, M. A. Matemática: ensino do 1º grau, 4ª série. 5ª ed. São Paulo, Edart, SP, 1977.
LAMPARELLI, L. C. Matemática: uma escolha anunciada de estudos e vida. Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 2, 2018, p. 263-290.
MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920). Guarulhos, 2019. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 7 ago. 2021.
PROST, A. Douze leçons sur l’histoire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.
SÃO PAULO (Município). Implantação da Escola Municipal de 1º Grau. 1972.
SILVA, M. C. A expertise de uma educadora matemática paulista – notas da conversa com a professora Maria Amabile Mansutti. HISTEMAT: Revista de Matemática e Ensino e Cultura. Ano 15, n. 34, p.203-215. 2020.
VALENTE, W.R. Considerações sobre a matemática escolar numa abordagem histórica. Cadernos de História da Educação – nº 3-jan./dez.2004.
VALENTE, W.R. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. Zetetiké – Cempem – FE /UNICAMP. v. 16, n.30, 2008.
VALENTE, W. R. (Org.). Educadoras Matemáticas: memória, docência e profissão. 1ª ed. São Paulo Editora Livraria da Física, 2013.
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam Matemática. Acta Scientiae – Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Canoas, RS: Ulbra, v.19 n.2 p.224-235 mar./abr. 2017b. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2816/2299. Acesso: 3 agos.2021.
VALENTE, W. R. [org.]. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. p. 55 – 112), São Paulo: editora Livraria da Física, 2017.
VALENTE, W. R., BERTINI, L.F., MORAIS, R.S. Saber profissional do professor que ensina matemática: discussões teórico-metodológicas de uma pesquisa coletiva em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Educação, 2021.
VALENTE, W. R. A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. v.14, n.1, p. 26-31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p26-31. Acesso em: 20 out. 2021.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 140 PDF (Português (Brasil)) downloads: 126