DINÂMICA DOS GRUPOS DE PESQUISA:UM ESTUDO DO GHEMAT-SC
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.70Mots-clés :
Campo científico, Grupo de pesquisa, História da educação matemática, Humanidades digitaisRésumé
Nesta comunicação temos como objetivo apresentar a dinâmica dos grupos de pesquisas, em particular, o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina (GHEMAT-SC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos como referencial teórico a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu (1930 - 2002) e a ativação das ferramentas conceituais de campo e capital científico. Utilizamos para as análises as informações junto às bases de dados: Currículo Lattes e o Diretório dos grupos de pesquisas do CNPq, assim como, dois softwares que auxiliam na visualização dos dados, a saber: Gephi e o IRaMuTeQ. Ao observar a estrutura e a distribuição dos agentes do GHEMAT-SC, podemos notar a dinâmica das relações no grupo, uma busca pelo reconhecimento e um aumento do capital científico e simbólico. Assim, o grupo está em crescimento ao longo dos anos, ampliando a troca científica entre os agentes, trabalhando de modo coletivo. Outro fator, é o alinhamento com a perspectiva teórica-metodológica das pesquisas a partir da História Cultural e da Cultura Escolar, possuindo como locus o estado de Santa Catarina, o ensino primário e o ensino de aritmética em diferentes recortes temporais e fontes de análises, desde documentos normativos, livros didáticos, revistas e manuais pedagógicos e cadernos escolares.
Téléchargements
Métriques
Références
ALVES, Daniel. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História [Online], n. 69, 2016, posto online no dia 21 março 2017, consultado no dia 22 outubro 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/lerhistoria/2496; DOI: 10.4000/lerhistoria.2496. Acesso em: 22 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2496
BASTIAN, Mathieu.; HEYMANN, Sebastien.; JACOMY, Mathieu. Gephi: an open source graph visualization and manipulation software. In: International AAAI Conference on Weblogs and Social Media. 2009.
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001a.
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2001b.
DGP. Diretório de Grupos de Pesquisa. CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. G01. O que é um grupo de pesquisa? Como saber se as atividades desenvolvidas por um conjunto de pesquisadores constituem um grupo de pesquisa? Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq?p_p_id=54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_nodeName=Main&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_title=G01.+O+que+%C3%A9%20um+grupo+de+pesquisa%3F+Como+saber+se+as+atividades+desenvolvidas+por+um+conjunto+de+pesquisadores+constituem+um+grupo+de+pesquisa%3F. Acesso em: 28 ago. 2021.
DGP. Diretório de Grupos de Pesquisa. CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O que é. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e/. Acesso em: 19 out. 2019.
GONZALES AGUILAR, Audilio; PINTO, Adilson Luiz; SEMELER, Alexandre Ribas; SOARES, Ana Paula Alves. Visualização de dados, informação e conhecimento. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC, v. 1, 2017.
HOFFMANN, Yohana Taise; COSTA, David Antonio da; ZIMMER, Iara. GHEMAT-SC: Constituição, perspectiva e novos horizontes. In: CUSTÓDIO, José Francisco; COSTA, David Antonio da; FLORES, Cláudia Regina; GRANDO, Regina Célia. (org.). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): Contribuições para Pesquisa e Ensino. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, v. 1, 2018.
LATTES. CNPq. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Sobre a plataforma Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 19 out. 2019.
OLIVEIRA, Luis Felipe Rosa de; MARTINS, Dalton Lopes Martins. O Estado da Arte em Pesquisas Sobre Humanidades Digitais no Brasil. Pracs: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. v. 10, p. 09-20, 2017. DOI: https://doi.org/10.18468/pracs.2017v10n1.p09-20
RODRIGUES, Márcio Urel; SILVA, Luciano Duarte; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Conceito de Comunidade de Prática: um olhar para as pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil. Revista de Educação Matemática. v. 14, p. 16-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.25090/remat25269062v14n162017p16a33
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 182 PDF (Português (Brasil)) downloads: 146