ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR: uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho

Autores

Palavras-chave:

Saber profissional, Manuais de pedagogia, Geometria para ensinar

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de uma tese de doutoramento que está alinhada a um projeto amplo de investigação. O objetivo da tese é caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares no Brasil (1870-1920). Para este texto, objetivamos discutir elementos de uma geometria para ensinar expressos nas sistematizações de Augusto Coelho em um manual de pedagogia publicado entre 1892 e 1907. Para alcançarmos tal objetivo nos ancoramos nas reflexões viabilizadas pelo questionamento: que elementos de uma geometria para ensinar podem ser recompilados do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho?, considerando o que Valente (2018) propõe sobre como sistematizar informações dispersas, transformando-as em saberes. Os resultados parciais de que tratamos neste texto demonstram que a geometria para ensinar sistematizada por Coelho (s.d.) está pautada em um primeiro momento na orientação para utilização de sólidos tangíveis que viabilizem o avanço do concreto para o abstrato, por meio da decomposição destes, envolvendo, também, a recomposição das formas; e, posteriormente, do abstrato ao concreto, não mais por meio dos sólidos froebelianos, mas desenvolvendo
figuras no quadro, o que faz com que esse concreto final seja caracterizado como a compreensão da geometria sistematizada. Assim, a formação do professor prepara-o para, nesse processo, conduzir os alunos a, por si só, analisar as formas geométricas num dado momento de sua existência e as variações pelas quais tais formas podem passar.

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Biografia do Autor

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará

Doutoranda pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará. Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, Belém,
Pará, Brasil, CEP: 66.075.510.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora titular do Instituto Federal do
Pará (IFPA); Professora colaboradora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará. Rua Augusto Corrêa,
01, Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66.075.510.

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Publicado

2021-06-07

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Como Citar

DOS SANTOS FORTALEZA, F. J.; PESSOA CHAVES ROCHA, M. L. ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR: uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 32–46, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/10. Acesso em: 19 maio. 2024.