MODERNIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA PARA O CURSO COLEGIAL NA BAHIA: IV Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática (1962)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.112

Palavras-chave:

Ensino de geometria analítica, Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática, Modernização

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar historicamente a proposta de um ensino moderno de geometria analítica apresentada no IV Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática, ocorrido na cidade de Belém, Pará, no ano de 1962. Utilizando fontes históricas do próprio Congresso e de uma breve revisão da literatura, interpretou-se que houve uma busca por uma sistematização do ideário de uma reformulação do ensino de Matemática nas escolas brasileiras, visando uma modernização do ensino de matemática por meio de uma axiomática estruturalista, tendo como sua linguagem básica a Teoria dos Conjuntos, em particular, para o ensino de Geometria Analítica.

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Biografia do Autor

Kaiza Fernandes Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Graduanda em Licenciatura em Matemática e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/FAPESB), mediante Edital PPPG-IC/UEFS N° 01/2021, ambas, pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia, Professora titular do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana, vinculada à área de Educação Matemática. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

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Publicado

2023-10-19

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Como Citar

BARBOSA, K. F.; LIMA, E. B. MODERNIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA PARA O CURSO COLEGIAL NA BAHIA: IV Congresso Brasileiro do Ensino de Matemática (1962) . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–11, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.112. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/112. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos