ESCOLA DOM BOSCO (1962-1980): VESTÍGIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRIMEIRA ESCOLA FORMAL DE JI-PARANÁ/RO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.116

Palavras-chave:

Escola Dom Bosco, História da Educação Matemática, Ji-Paraná/RO

Resumo

Este texto é decorrente de uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Ji-Paraná. Tem por objetivo construir uma história da primeira escola formal do município de Ji-Paraná/RO, a Escola Dom Bosco, com um olhar voltado ao ensino de matemática, durante seu período de criação e funcionamento, de 1962 a 1980 (18 anos). Trata-se de uma pesquisa histórica com abordagem metodológica da História Oral, que buscou responder a seguinte questão: de que maneira se constituiu a trajetória da Escola Dom Bosco, com um olhar voltado ao ensino de matemática? Os resultados parciais apontam que essa iniciativa de ensino se deu sob a influência da Igreja Católica, com a colaboração de ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e toda comunidade local. O ensino de matemática fez-se de maneira interativa e com o uso de materiais concretos, que pertenciam ao contexto social e familiar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielli da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ji-Paraná, Rondônia. Endereço para correspondência: Rua Santa Izabel, 445, Jardim dos Migrantes, Ji-Paraná, Rondônia, Brasil, CEP: 76900-639. E-mail: francielliribeiro.s@gmail.com.

Marlos Gomes de Albuquerque, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, M. G.; FREITAS, J. L. M. Das escolas que surgem em meio a grupos familiares às escolas institucionalizadas: uma trajetória dos Primeiros Movimento Escolares em Rondônia. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, Cruzeiro do Sul. Anais [...] Cruzeiro do Sul/AC, 2016. p. 1- 12.

ARCARI, Margarida. Educação em Rondônia: uma contribuição para o seu estudo. 1995. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1995.

CRUZ, S. A. N. O curso de magistério em Ji-Paraná – RO (1970-2001): um estudo dos saberes matemáticos presentes na formação de professores primários no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon: Pesquisa historiográfica. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.

DIAS, J. R. L. Uma abordagem histórica do processo de ensino-aprendizagem de matemática da EFA Itapirema do Município de Ji-Paraná Rondônia (1991-2018). 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura, 2022.

EDUCAÇÃO. Ji-Paraná e sua história. Ji-Paraná: Certa Comunicação Editora, 2004.

GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica/UNESP, 2012.

LAZZARON, V. A história do Colégio do Carmo de Caxias do Sul/RS e as rotinas escolares (1908-1933). In: LUCHESE, T. A.; FERNANDES, C. C.; BELUSSO, G. (org.).

Instituições, Histórias e Culturas Escolares. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2018. p. 69- 90.

LIMA, A. M. Achegas para a História da Educação no Estado de Rondônia. 2. ed. Porto Velho: Gráfica Palmares, 1993.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

NOSELLA, P.; BUFFA, E. Instituições escolares: por que e como pesquisar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2013.

PEDROSO. E. R. L. Da criação ao encerramento do Curso de Magistério em Presidente Médici-RO (1981-2001): uma história da formação de professores para o ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização básica. 2022. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji- Paraná, 2022.

RODRIGHERO, D. F. S. Nas trilhas da escrita de nós: percursos formativos e profissionais dos monitores de matemática das Escolas Famílias Agrícola de Rondônia: memórias e histórias de vida que se entrelaçam. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.

SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, C. R.; OLIVEIRA, G. S. Material Concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 9, n. 1, 2013. 10.5216/rir.v1i14.24344.

SAVIANI, D. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. In: NASCIMENTO, M. I. M.; SANDANO, W.; LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.).

Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2021. p. 25-53.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Métricas


Visualizações do artigo: 225     PDF downloads: 96

Como Citar

RIBEIRO, Francielli da Silva; ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de. ESCOLA DOM BOSCO (1962-1980): VESTÍGIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRIMEIRA ESCOLA FORMAL DE JI-PARANÁ/RO. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.116. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/116. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.