ESCOLA DOM BOSCO (1962-1980): VESTÍGIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRIMEIRA ESCOLA FORMAL DE JI-PARANÁ/RO
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.116Palavras-chave:
Escola Dom Bosco, História da Educação Matemática, Ji-Paraná/ROResumo
Este texto é decorrente de uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Ji-Paraná. Tem por objetivo construir uma história da primeira escola formal do município de Ji-Paraná/RO, a Escola Dom Bosco, com um olhar voltado ao ensino de matemática, durante seu período de criação e funcionamento, de 1962 a 1980 (18 anos). Trata-se de uma pesquisa histórica com abordagem metodológica da História Oral, que buscou responder a seguinte questão: de que maneira se constituiu a trajetória da Escola Dom Bosco, com um olhar voltado ao ensino de matemática? Os resultados parciais apontam que essa iniciativa de ensino se deu sob a influência da Igreja Católica, com a colaboração de ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e toda comunidade local. O ensino de matemática fez-se de maneira interativa e com o uso de materiais concretos, que pertenciam ao contexto social e familiar
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Referências
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