A PRESENÇA DOS NÚMEROS COMPLEXOS NOS PROGRAMAS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II (1837-1929)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.154

Palavras-chave:

Ensino Secundário

Resumo

O presente trabalho investiga a presença dos números complexos nos programas de ensino do Colégio Pedro II, entre 1837 e 1929. Utilizando uma perspectiva histórica e fundamentada na abordagem teórica de Chervel (1990), a pesquisa analisou programas de ensino e manuais didáticos adotados na instituição durante esse período. A metodologia envolveu a leitura exploratória de documentos, a construção de planilhas eletrônicas para organização dos dados e a análise comparativa entre os conteúdos programáticos e as obras didáticas. Os resultados revelaram duas abordagens para o estudo dos números complexos: uma associada à Aritmética, influenciada por Étienne Bézout, e outra à Álgebra, baseada no trabalho de Friedrich Gauss. Os números complexos foram consistentemente abordados na maioria dos programas entre 1850 e 1930, com exceção de alguns anos específicos. A perspectiva Aritmética enfatizava as operações com números complexos, refletindo a influência de Bézout, enquanto a perspectiva algébrica focava na resolução de equações, seguindo a perspectiva de Gauss. Nos manuais didáticos analisados, a perspectiva Aritmética buscava integrar os números complexos em um contexto prático, enquanto a perspectiva algébrica não explorava suficientemente a parte imaginária dos números complexos, restringindo a compreensão do conceito. A diferença nas perspectivas reflete a evolução do ensino matemático e a necessidade de uma compreensão mais holística dos números complexos no currículo educacional.

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Biografia do Autor

Victor Negromonte Pereira, CEFET/RIO

Mestrando em Ciência Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Maracanã, 229, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP: 20271-110. E-mail: victornegromonte25@gmail.com.

Paulo Roberto Castor Maciel , UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ (07/03/2018). É mestre em Ensino de Matemática pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Ex- professor da licenciatura em Matemática da FEBF. Tem experiência com Educação a Distância.

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Publicado

2025-02-08

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Como Citar

PEREIRA, Victor Negromonte; CASTOR MACIEL , Paulo Roberto. A PRESENÇA DOS NÚMEROS COMPLEXOS NOS PROGRAMAS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II (1837-1929). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.154. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/154. Acesso em: 2 abr. 2025.

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