A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE AS ESCOLAS DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA E O SEU ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.108

Palavras-chave:

Iniciação Agrícola, Ensino de Matemática, Ensino Profissional

Resumo

Este estudo analisa pesquisas sobre Escolas de Iniciação Agrícola (EIA) e o ensino de matemática nessas escolas, no período de 2006 a 2022. Foi realizada uma revisão sistemática, com base em teses e dissertações nacionais. O descritor utilizado para a busca foi "Iniciação Agrícola". As buscas foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 17 estudos. Os critérios de inclusão foram: a) teses e dissertações indexadas na BDTD e/ou no catálogo da CAPES, no período de 2006 a 2022; b) estudos que abordaram Iniciação Agrícola. Os critérios de exclusão foram: a) teses e dissertações não relacionadas à iniciação agrícola; b) dissertações e teses repetidas nas bases de dados. Os resultados revelaram quatro estudos sobre as EIA, que, apesar de contribuírem para a compreensão histórica dessas instituições, não problematizaram especificamente as particularidades do ensino presente nessas escolas, ressaltando a importância de novas pesquisas sobre o tema.

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Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, UFSC

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Canta Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Canta Catarina (UFSC). Professora de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira, Santa Catarina, SC, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Amazonas 23, Santa Gema, Videira, SC, Brasil, CEP 89567-324.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC

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Publicado

2023-09-23

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Como Citar

CASTRO, F. C. de; COSTA, D. A. da. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE AS ESCOLAS DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA E O SEU ENSINO DE MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.108. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/108. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigos