CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: CONEXÕES COM A LIGUE INTERNACIONALE POUR L’ÉDUCATION NOUVELLE

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.104

Palavras-chave:

Movimento Internacional da Escola Nova, New Education Felllowship, Transnacionalidade

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de uma tese em produção e tem por objetivo investigar, sob a lente teórica da história transnacional, relações entre uma publicação da revista francófona Pour L’Ere Nouvelle (PEN) e o Congresso Nacional de Educação ocorrido em Curitiba no ano de 1927. Para isso, o material empírico se delineia como edições da revista PEN e anais do referido Congresso. Ao realizar as análises, percebe-se que há uma relação entre as ideias circuladas pelas duas fontes analisadas, no sentido de que tanto a LIEN quanto o Brasil se beneficiam com a divulgação, no fim dos trâmites, dos preceitos do Movimento da Escola Nova. Ainda pode-se interpretar esta relação como uma história transnacional, visto que se superou as barreiras geográficas, todavia sem desconsiderar as particularidades nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Rede Municipal de Ensino de Seara - SC. Endereço para correspondência: Rua Santa Catarina, 549, Centro, Santa Catarina, Brasil. CEP: 89790-000.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor Associado do Depto. de Metodologia de Ensino (MEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, SC, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Douglas Seabra Levier 163 ap 208 Bloco B, Trindade, Florianópolis, SC, Brasil, CEP 88040-410. E-mail: david.costa@ufsc.br. CV: http://lattes.cnpq.br/6716603062813715

Referências

AZEVEDO, M. L. C. Divertimentos Infantis. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

BEECH, J; RABELO, R, S. O conceito de “transferência educacional” na história da educação comparada: continuidades e rupturas. Revista Brasileira de História da Educação [online]. 2013, vol.13, n.02, pp.45-71. ISSN 2238-0094. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238-00942013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 12.out.2020. DOI: https://doi.org/10.4322/rbhe.2013.025

BOHÓRQUEZ-MONTOYA, J. P. Transnacionalismo e historia transnacional del trabajo: hacia uma sínteses teórica. Revista Papel Política Bogotá (Colombia), v. 14, n. 1, 273-301, jan/jun. 2009. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/papel/v14n1/v14n1a11.pdf. Acesso em 25.jun.2021.

BREHONY, K. J. A New Education for a new era: the contribution of the conferences of the New Education Fellowship to the disciplinary field of education 1921-1938, Pedagogica Historica, 2004, p. 733-755. DOI: https://doi.org/10.1080/0030923042000293742

CASTRO, M. H. G. Introdução. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1997.

FERREIRA, S. C. I Conferência Nacional de Educação da Associação Brasileira de Educação (ABE, Curitiba, 1927): revendo significados da sua relação com a origem da Escola Nova no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 26, n. 12, p. 69-92, maio/ago. 2006.

FULAS, T. A. A produção e a circulação transnacional de livros em relevo para a educação de cegos (séculos XVIII-XIX). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

GOMES, R. Missões Escolares. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

HAENGGELI-JENNI, B. Pour l'ere nouvelle: une revue-carrefour entre science et militance (1922-1940) (Tese de Doutorado). Université de Genève, Genebra, 2011.

LESSA, P. Pela Escola Primária. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

LOWANDE, W. F. F. A história transnacional e a superação da metanarrativa da modernização. Revista da Teoria da História: Universidade Federal de Goiás, n. 2, v. 20, p. 219-245, ago./dez. 2018.

MACIEL, V. B. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino da aritmética (1937-1949). In: Anais do XII Seminário Temático: A Constituição dos Saberes elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas?, v. 10, n. 23.2015, Curitiba, PUC.

MIGNOT, A. C; PIRES, R; L. Entre “Verdadeiros Apóstolos”: Uma Educadora Brasileira no Congès Intermactional D’Éducation Nouvelle (Locarno – 1927). Revista FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 28, n. 54, p. 125-138, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p125-138

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. O olhar comparativo: Estevão de Oliveira e os grupos escolares em Minas, no Rio e em São Paulo. Revista Brasileira de História da Educação. Dossiê Viagens de educadores, circulação e produção de modelos pedagógicos , v. 10, n. 22, p. 17 -42, jan./abr. 2010.

MORAES, D. A escola nova. In: Anais da I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, PR, 1927.

MORAIS, R. S; FERNANDES, F. S.; MEDEIROS, R. G. “A I Conferência Nacional de Educação (Curitiba, 1927) como Possibilidade…”: Três Ensaios para Pensar a História da Educação Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/6073. Acesso em: 04.jan.2023 DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n2p178-185

MOREIRA, T. O. R. Escola Nova e Educação Musical: um estudo através de imprensa pedagógica no entre-guerras. 2019. 247 f. Tese (Doutorado) - Curso de Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PIRES, R. L. Escritas Itinerantes: a Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal na revista Pour l’Ère Nouvelle e no Boletim de Educação Pública (1927 1931). Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.

SOUZA, P. R. Apresentação, 1997. In: COSTA, M. J. F. F; SHENA, D. R; SCHMIDT, M. A. (org). I Conferência Nacional de Educação, Curitiba, 1927.

VERA, E. R.; FUCHS, E. Introduction: the transnational in the History of Education. In: FUCHS, E.; VERA, E. R. (Org.). The transnational in the History of Education: concepts and perspectives. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2019

VIDAL, D. Cem anos da New Education Fellowship. 2021. . In: RABELO, R. S.; VIDAL, D. G. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship, 1ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2021, p. 59 – 88.

VIDAL, D. G.; RABELO, R. S. Movimento internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In: Vidal, D. G., & Rabelo, R. S. (org.). Movimento internacional da Educação Nova. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Métricas


Visualizações do artigo: 53     PDF downloads: 70

Como Citar

SCHNEIDER, C.; COSTA, D. A. da. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 1927: CONEXÕES COM A LIGUE INTERNACIONALE POUR L’ÉDUCATION NOUVELLE . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.104. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/104. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)