AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E O TRATAMENTO DO ERRO EM MATEMÁTICA: uma análise de 1920 a 1960

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.163

Palavras-chave:

História da educação matemática, Erro, Escola Nova

Resumo

Este artigo é fruto de estudos realizados no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Paraná - GHEMAT PR e Projeto de Iniciação Científica para estudantes EAD da PUCPR. Tem como objetivo investigar, entre as décadas de 1920 e 1960, como as revistas pedagógicas que circulavam no Paraná abordavam os erros cometidos pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. A pesquisa, bibliográfica e documental, tem como conceitos norteadores o de cultura escolar (Julia, 2001), história cultura (Chartier, 2002), e os estudos sobre erro (Pinto, 1998, 2024) e (Cecílio, Palu Junior, 2023). Os resultados indicam uma gradual transformação nas práticas pedagógicas, com foco na centralidade do aluno, uma crescente valorização dos conhecimentos prévios e do erro como parte do processo de aprendizagem, embora persista uma dependência de algoritmos para minimizar os erros. O estudo contribui para a compreensão de como a pedagogia da Escola Nova influenciou as práticas docentes, ao mesmo tempo em que destaca a tensão entre inovação pedagógica e métodos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecilio, PUCPR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil. E-mail: wcecilio@gmail.com.

Luiz Carlos Palu Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Referências

ABREU, Aracy. Como se deve ensinar a multiplicação. Revista O Ensino, a. 3, n. 2, p. 158-162. 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105387. Acesso em: 16 mar. 2024.

ALBUQUERQUE, Irene de. Tabuada e graduação de cálculos. Revista do Ensino, a. 4, n. 30, p. 3-9, 1955. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127559. Acesso em 16 mar. 2024.

ANDRADE, M. N. (2022). Cartas de Parker como parte do saber profissional do professor que ensinava matemática a partir da Revista de Ensino (1902–1903). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão. Sergipe. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/15815/2/MARIANA_NUNES_ANDRADE.pdf. Acesso em: 12 de jun. 2024.

AZEVEDO, Fernando de. A educação entre dois mundos: problemas, perspectivas e orientações. São Paulo: Melhoramentos. 1958.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática. Pró-posições, v. 4, n. 1, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/download/8644379/11803. Acesso em: 12 mar. 2024.

BRITO, Arlete de Jesus. A História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores. Educação Matemática em Revista, v. 13, n. 22, p. 11-15, 2017. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/26848/1/Brito2017A.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia. 10 (20), 115-130. 1996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928/842. Acesso em: 12 jun. 2024.

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez. Avaliação da matemática escolar: contribuições da pedagogia da Escola Nova. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba. 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_fc9ae8a688528eace6c4f47170bac000. Acesso em: 15 mar. 2024.

CECÍLIO, Waléria Adriana Gonçalez; JUNIOR PALU, Luiz Carlos. Avaliação e erro na educação matemática: um estudo nas escolas primárias do Paraná (1920-1960). Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/575. Acesso em: 15 mar. 2024.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Miraflores. Difel Difusão Editorial S/A. 2002.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/ Acesso em: 10 jan. 2025.

DA CUNHA, Marcus Vinicius. Dewey e Piaget no Brasil dos anos trinta. Cadernos de Pesquisa, n. 97, p. 05-12, 1996. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/799. Acesso em: 22 nov. 2022.

DOS SANTOS, Edilene Simões Costa; FRANÇA, Denise Medina. O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, n. 2, p. 186-212, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/exitus/v9n2/2237-9460-exitus-9-02-186.pdf. Acesso em 16 mar. 2024.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 1, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877/15035. Acesso em: 13 mar. 2024.

HOFFMANN, Y. T.; COSTA, D. A. da. CIRCULAÇÃO INTRACOLETIVA: Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). In: Anais do XVI Seminário Temático: Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018, Boa Vista. Disponível em: https://xviseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2018/05/HOFFMANN_COSTA_T1_vf.pdf. Acesso em 10 de fev. 2025.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.

KAMII, Constance. Desvendando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LOURENÇO FILHO. Introdução ao estudo da Escola Nova. Melhoramentos. 10. Ed. 1969.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A Escola Nova no Paraná: avanços e contradições. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 14, p. 1-8, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116241007.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

NICLEVES, Aydée. A addição. Revista O Ensino, a. 3, n. 2, p. 152-158. 1924. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105387. Acesso em: 16 mar. 2024.

PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática no ensino da matemática elementar. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo. 1998. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-12022015-151819/en.php. Acesso em 15 mar. 2024.

PINTO, Neuza Bertoni. A modernização da matemática do ensino: contribuições de Jean Piaget em tempos de ofício e profissão docente. Matemática do ensino por uma história do saber profissional 1960-200. Organização Rosilda dos Santos Morais e Neuza Bertoni Pinto. São Paulo: Universidade federal de São Paulo, 2024. (Coleção Educação e Saúde; V. 15) Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254989. Acesso em: 15 jun. 2024.

PINTO, N. B., CORRÊA, R. L., Pedagogia científica em tempos de Escola Nova: representações na educação paranaense 1930-1960. In: MIGUEL, M. E. B. e FERREIRA, J. L. (Org.). Formação de professores: história, políticas educacionais e práticas pedagógicas. Appris, 2015.

VALENTE, Wagner R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/. Acesso em: 12 mar. 2024.

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Trabalhando com as medidas: orientações para o ensino primário pelas mãos de Irene de Albuquerque. XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): sobre o que tratam os manuais escolares, Natal. p. 1-15, 2016. Disponível em: https://xivseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2016/05/ZUIN_T3_vf.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-22

Métricas


Visualizações do artigo: 22     PDF downloads: 9

Como Citar

CECILIO, Waléria Adriana Gonçalez; PALU JUNIOR, Luiz Carlos. AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E O TRATAMENTO DO ERRO EM MATEMÁTICA: uma análise de 1920 a 1960. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, p. 1–18, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.163. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/163. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.