A ARITMÉTICA NO CADERNO DE PLANEJAMENTO DE BEATRIZ DAUDT NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.53

Palavras-chave:

História da educação matemática, Planos de aula, Escola Normal, Escola Nova, Matemática Moderna

Resumo

Este texto objetiva discutir os saberes produzidos a partir do ensino de aritmética, propostos por Beatriz Terezinha Daudt em tempos de transição de vagas pedagógicas, em sua formação na Escola Normal Santa Catarina de Novo Hamburgo - RS. Como problemática de investigação questiona-se como os saberes contidos nos planos de aula da professora Beatriz Daudt se alinhavam às diretivas presentes nos periódicos educacionais gaúchos. A fonte primária utilizada foi um caderno de planos de aula de Beatriz, disponível no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC. Além disso, recorreu-se ao uso de revistas pedagógicas que remetiam à temporalidade do caderno em questão e a um programa de ensino. Para a discussão, foram utilizados os referenciais teóricos sobre cadernos escolares a partir de Viñao (2008) e a utilização das revistas pedagógicas com Catani (1996). Ao final da pesquisa, foi possível constatar a presença de saberes relacionados ao ensino de aritmética da época, advindos dos movimentos da Escola Nova e da Matemática Moderna.

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Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Luiz Oscar de Carvalho, 75, Trindade, Florianópolis - SC, Brasil, CEP: 88036-400. E-mail: anieligodoi@gmail.com.

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

[1] Mestra em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Santa Catarina, 549, Centro, Ipumirim, Santa Catarina, Brasil. CEP: 89790-000. E-mail: cintia.schneider1995@gmail.com.

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Coruripe, 298, Água Verde, Blumenau – SC, Brasil, CEP: 89042-120. E-mail:  profa.cristiane.santos.mat@gmail.com.

Robert Rene Michel Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Sete de Setembro, 386, Aterrado, Volta Redonda - RJ, Brasil, CEP: 27213-160. E-mail: robertrene15@hotmail.com.

 

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Publicado

2022-01-17

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Como Citar

DE GODOI, A. J.; SCHNEIDER, C.; SANTOS, C. A. dos .; MICHEL JUNIOR, R. R. . A ARITMÉTICA NO CADERNO DE PLANEJAMENTO DE BEATRIZ DAUDT NO RIO GRANDE DO SUL . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–19, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.53. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/53. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos