CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA COLEÇÃO BAIANA MATEMÁTICA 2º CICLO, 1973

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.124

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, Ensino Colegial, Coleção Matemática 2º ciclo

Resumo

Neste texto, fez-se uma análise da proposta de ensino de cálculo diferencial e integral, que está presente no terceiro volume da coleção Matemática 2º ciclo: ensino atualizado publicado no ano de 1973, produzida por um grupo de professores pesquisadores da Bahia. Por meio da teorização de Morais, Bertini e Valente (2021) e Valente e Bertini (2022), interpretou-se que predominou um ensino da matemática a serviço do próprio campo disciplinar do matemático. Em outros termos, um ensino da matemática que convergia com a racionalidade do método dedutivo, derivado do ambiente universitário.

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Biografia do Autor

Eliene Barbosa Lima, da Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora titular vinculada ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte - CEP: 44036-900, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

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Publicado

2023-09-01

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Como Citar

LIMA, E. B. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA COLEÇÃO BAIANA MATEMÁTICA 2º CICLO, 1973. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.124. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/124. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL