ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: movimentos iniciais que caracterizaram as primeiras discussões e mobilizações para a inserção da tecnologia na educação brasileira

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.156

Palavras-chave:

História da Matemática, Ubiratan D'Ambrosio, Arquivo Pessoal.

Resumo

O primeiro contato com a documentação do arquivo pessoal do professor Ubiratan D’Ambrosio (APUA), localizado na cidade de Santos–SP, teve a intenção de focar em questões que perpassavam pela contribuição de Ubiratan D’Ambrosio (UA) nos movimentos iniciais que promoveram o uso da tecnologia no ensino do Brasil. Entretanto, mediante os inúmeros aspectos específicos que poderiam ser investigados, como os contextos históricos, as tecnologias abordadas ou os impactos práticos dessas iniciativas nas salas de aula, optou-se por passar por um crivo. Logo, por ora, visando destacar, por meio das fontes primárias estudadas, algumas mobilizações que caracterizaram a participação de UA nas primeiras discussões para a inserção da tecnologia na educação brasileira, algumas dessas fontes foram selecionadas e analisadas. Ao se atribuir sentido às investigações, até o momento, pode-se perceber que UA circulou, pioneiramente, por vários movimentos ao entorno da chegada da tecnologia às salas de aula no Brasil,  participando de eventos científicos em diferentes países, publicando artigos, boletins e livros, trocando correspondências entre os membros de comunidades, contribuindo com a elaboração de parâmetros e cursos, orientando trabalhos acadêmicos e científicos, ocupando cargos públicos e presidenciais, estes nas cercanias da tecnologia no meio educacional. Os resultados parciais obtidos na pesquisa e as conjecturas que esses resultados possibilitam elencar para o seu desenrolar, juntamente com os demais documentos preservados pelo professor e disponíveis no APUA, podem (e poderão) evidenciar a articulação realizada e a importância do professor sobre o tema em questão.

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Biografia do Autor

Rosemeiry de Castro Prado, Fatec Ourinhos/Unifesp

Doutora em Educação para a Ciência.  UNESP. Professora e coordenadora de curso (FATEC), Ourinhos, São Paulo, Brasil. Rua Bauhinais, 154, Residencial Braúna, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil, CEP: 18903.188. rose.prado@fatecourinhos.edu.br

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Publicado

2025-02-08

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Como Citar

PRADO, Rosemeiry de Castro. ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: movimentos iniciais que caracterizaram as primeiras discussões e mobilizações para a inserção da tecnologia na educação brasileira. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.156. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/156. Acesso em: 2 abr. 2025.

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