“Problema dos problemas”: possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961)

Autores

Palavras-chave:

Aurora Vicente Rico, Revista de Educação, Saberes Profissionais

Resumo

No presente texto objetivamos analisar o artigo “Problema dos problemas” escrito por Aurora Vicente Rico, publicado na Revista de Educação, em São Paulo, no ano de 1961 e as possíveis relações com outros artigos publicados anteriormente. A análise desse artigo visa contribuir para a caracterização dos saberes profissionais, mais especificadamente a constituição de um saber para ensinar problemas. Utilizaremos como ferramental teórico-metodológico o conceito de saberes profissionais (HOFSTETTER E SCHNEUWLY, 2017). Foi observado a presença de argumentos sobre o ensino de problemas tratados no artigo de 1961 e que de certa maneira já apareciam em décadas anteriores. A análise dos erros cometidos pelos alunos na resolução dos problemas indicou possibilidades para a categorização dos mesmos, a elaboração de hipóteses e a reorientação dos processos de ensino-aprendizagem evidenciando mudanças nos saberes para ensinar problemas, agregando sofisticação aos saberes profissionais.

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Biografia do Autor

Andréia Fernandes de Souza, Universidad Federal de São Paulo

Mestrado em Ciências (UNIFESP). Doutoranda em Ciências (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.
Endereço para correspondência: Estr. do Caminho Velho, 333, Guarulhos, São Paulo, Brasil, CEP: 07252-312.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

FERNANDES DE SOUZA, A. “Problema dos problemas”: possíveis percursos de uma sistematização dos saberes profissionais (São Paulo, 1961). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 205–220, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/19. Acesso em: 19 maio. 2024.