A CLASSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL COMO UMA FERRAMENTA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS: A ELABORAÇÃO DE UMA FICHA ANALÍTICA PARA PROVAS DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.69

Palavras-chave:

Alda Lodi, Avaliação, Saberes para ensinar, História Cultural

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o processo metodológico de análise que vem sendo utilizado no desenvolvimento de projeto de Iniciação Científica - IC. Busca-se apresentar uma ficha analítica elaborada para um conjunto de provas de Metodologia da Aritmética do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) realizadas em 1951. A ficha analítica faz parte do cronograma de atividades de pesquisa de IC, que visa responder à questão: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi nas correções das provas aplicadas por ela no IEMG? Utiliza para isto os conceitos elaborados por HOFSTETTER e SCHNEUWLY (2017) e BERTINI, MORAIS e VALENTE (2017), apoiandose no referencial teórico de BURKE (2016) e FOUCAULT (2019), com o intuito de identificar como se constitui cada prova, quais saberes matemáticos estão circunscritos nas questões da prova e como as respostas estão constituídas.

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Publicado

2022-08-09

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Como Citar

SILVA FILHO, R. A CLASSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL COMO UMA FERRAMENTA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS: A ELABORAÇÃO DE UMA FICHA ANALÍTICA PARA PROVAS DE MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.69. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/69. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos