PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DE SUL: A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIGITAL

Authors

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.155

Keywords:

Coleção digital, Acervos escolares, Formação de Professores

Abstract

O presente artigo expõe os processos de constituição e organização da coleção digital nomeada “Práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul”, constituída a partir do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”. Esta coleção contém documentos digitalizados de três importantes instituições formadoras de professores do Rio Grande do Sul: o Instituto de Educação General Flores da Cunha, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e Escola Normal Evangélica de Ivoti. O texto discute a relevância da coleção digital constituída a partir do acervo de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha para a História da Educação Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela USP. Endereço para correspondência: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43-111, Bairro Agronomia Porto Alegre, RS – Brasil, CEP: 91509-900, Caixa Postal: 15080. E-mail: elisabete.burigo@ufrgs.br.

Jenifer de Souza, UFRGS

Licenciada em Matemática e mestranda em Ensino de Matemática pela UFRGS

References

BONFADA, Elisete Maria. A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; RIOS, Diogo Franco; DALCIN, Andreia; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; FISCHER, Maria Cecília Bueno; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Relatório final do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”. Relatório apresentado ao CNPq. Porto Alegre, 2020. Não publicado.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecília Bueno (orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Saberes para ensinar Matemática na escola primária: traços de sua institucionalização nas escolas normais rio-grandenses. In: BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecília Bueno (orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020. p. 17-68.

DALCIN, Andreia; FISCHER, Maria Cecília B. O acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Revista História da Educação (Online), 25, e102551, 1-9, 2021.

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA. Atividades do Laboratório de Matemática nº 2. (Tombo 2184 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1957. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000002184. Acesso em: 21 jun. 2024.

LACERDA, Matheus Centa de; BÚRIGO, Elisabete Zardo. Materiais Manipuláveis: construindo uma coleção digital a partir do acervo de um Laboratório de Matemática. In: Seminário Temático Internacional: arquivo pessoais & Educação Matemática, XXI, Santos, 2023. Anais [...]. Santos: 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/198/295. Acesso em: 22 set. 2023.

SILVA, Andressa Rodrigues da; SOUZA, Jenifer de; LACERDA, Matheus Centa de; NUNES, Mathias Teixeira. Coleção de materiais manipuláveis do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: indícios dos seus usos no passado. In: Escola de Inverno de Educação Matemática, VIII, Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pB2rjph8-Vo-B7Ut1Li-u3qNnlGpSdWL/view. Acesso em: 03 jun. 2024.

SCHMIDT, Maria Nage Pereira; QUEIROZ, Maria Luiza; MATOS, Maria Capaverde de; MOSMAN, Esther; ZIN, Ivone. As frações da vida diária das crianças. (Tombo 650 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1955. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/3610. Acesso em: 22 jun. 2024.

SOUZA, Catiele Alves; TOMASI, Diane Cátia. Preservação da memória do ensino de matemática: análise do acervo de livros do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação Flores da Cunha. In: Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul, 2, Pelotas, 2019. Anais [...]. Porto Alegre: 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/04/anais_2_escolasnormais. pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

SOUZA, Jenifer de; LIMA, Caroline Ferreira de; SEVERO, Andrey de Souza; FISCHER, Maria Cecília Bueno. A análise de um material sobre frações: um filme de 1955. In: Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul, 2, Pelotas, 2019. Anais [...]. Porto Alegre: 2019. Disponível em: https: //www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/04/anais_2_escolasnormais.pdf. Acesso em 03 jun. 2024.

SOUZA, Jenifer de. Oficinas para divulgação de uma coleção digital: a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/259351/001171517.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 19 set. 2023.

Published

2025-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 24     PDF (Português (Brasil)) downloads: 15

How to Cite

BÚRIGO, Elisabete Zardo; SOUZA, Jenifer de. PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DE SUL: A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIGITAL. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.155. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/155. Acesso em: 14 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê temático: Arquivos para pesquisa em História da educação matemática

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.