A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.164Keywords:
Ensino das Quatro Operações no Ceará;, Livro didático, Narrativas matemáticas.Abstract
O objetivo deste artigo é examinar, no compêndio Arithmetica Pratica para uso das escolas primarias de ambos os sexos, a organização didática do conteúdo para atender à proposta de ensino das quatro operações fundamentais da aritmética na escola primária do Ceará, tendo em vista perceber estratégias de apropriação deste saber. Este compêndio, de autoria de Felippe Nery Collaço, foi adotado nessa Província, em 1853, conforme Art. 12 do documento Instruções. Norteado pela questão como o conteúdo para o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, foi organizado didaticamente, no compêndio Arithmetica Pratica de Collaço?, este trabalho se constitui uma pesquisa documental, orientada pela História cultural, nos conceitos de práticas e apropriações de Chartier. Os resultados indicam que o conteúdo para o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, no compêndio, compreende conteúdo teórico e prático: na parte teórica, a organização didática foi estruturada no formato de extensas narrativas, com poucas notações matemáticas e ausência de exercícios; na parte prática, a estrutura da resolução de problemas envolve situações econômicas e históricas do contexto da época. Tudo indica que a organização didática seguiu a orientação pedagógica do “dizer sobre o fazer” que exigia o recurso da memorização como forma de apropriação.
Downloads
References
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ. Fundo: Instrução Pública, Correspondências, Data Tópica: Canindé, Data Crônica: 1855. Relação de utensílios do Professor de Primeiras Letras José Geraldo Correia Lima. BR APEC, IP. CO, QX. 1/75. CAIXA 50.
BARROS, José D' Assunção. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
BERTINI, Luciane de Fatima. Problemas arithmeticos nos livros escolares brasileiros do final do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENAPHEM, 3., 2016, São Mateus. Anais [...]. São Mateus: UFES, 2016. p. 1-14. Disponível em:
http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem/paper/viewFile/1959/60 Acesso em: 30 out. 2023.
CEARÁ. Instruções de 10 de julho de 1853. In: BARBOSA, José Liberato; OLIVEIRA, Almir Leal de; BARBOSA, Ivone Cordeiro (org.). Leis Provinciais: Estado e Cidadania (1835-1861). Compilação das Leis Provinciais do Ceará – compreendendo os anos de 1835 a 1861. Ed. Fac-similada. Fortaleza: INESP, 2009. (Coleção Assembleia Histórica: Memória, Estado e Sociedade. TOMO II, p. 409-422). Fac-sìmile da edição publicada em 1862.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difel, 1988.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set/dez. 2004.
COLLAÇO, Felippe Neri. Aritmética prática para uso das escolas primárias de ambos os sexos. 16. ed. Pernambuco: Livraria Francesa, 1888. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100348 Acesso em: 7 nov. 2023.
COSTA, David Antonio da. A aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890 - 1946, 2010. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
FRANÇA, Denise Medina; SILVA, Martha Raíssa Iane Santana de; GUIMARÃES, Marcos Denilson. Os saberes aritméticos na escola primária e as vagas pedagógicas: uma visão panorâmica. In: OLIVEIRA, Maria Cristina de; PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 25-55.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. A circulação do livro escolar no brasil oitocentista. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu-MG. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/circulacao-do-livro-escolar-no-brasil-oitocentista-0 Acesso em: 19 jun. 2023.
GALVÃO, Rafaella Valença de Andrade. Eis o Homem: Felippe Neri Collaço (RECIFE, 1815-1894). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA - A história na encruzilhada dos tempos, 5., Recife. Anais [recurso eletrônico] [...]. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 1671-1680. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/16rziPkk5fmgCXRneHqxbZAczYOaOfGE8/view Acesso em: 29 jun. 2023.
LACAVA, Alana Godoy. Um estudo sobre diferentes abordagens da prova dos nove em livros didáticos de aritmética (1890-1970). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/175053/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20ALANA%20GODOY%20LACAVA.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 5 nov. 2023.
NOGUEIRA, Maria da Luz da Silva. O ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas escolas primárias do Ceará (1833-1881). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2024.
O CEARENSE. Anuncio da Aritmética Prática de Collares. Edição 820, p. 4, 10 abr. 1855. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/709506/per709506_1855_00820.pdf Acesso em: 5 nov. 2023.
RODRIGUES, Jisaline Fagundes. Jornal O Cearense: anúncios de livros de instrução e educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24499?locale=pt_BR Acesso em: 5 nov. 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A educação matemática na escola de primeiras letras 1850-1960: um inventário de fontes. In: Homepage do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil. Disponível em: http://www2.unifesp.br/centros/ghemat/images/stuffs/INVENTARIO/livros.htm. Acesso em: 15 set. 2023.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. 2. ed. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2007.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0