A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.164

Palabras clave:

Ensino das Quatro Operações no Ceará;, Livro didático, Narrativas matemáticas.

Resumen

O objetivo deste artigo é examinar, no compêndio Arithmetica Pratica para uso das escolas primarias de ambos os sexos, a organização didática do conteúdo para atender à proposta de ensino das quatro operações fundamentais da aritmética na escola primária do Ceará, tendo em vista perceber estratégias de apropriação deste saber. Este compêndio, de autoria de Felippe Nery Collaço, foi adotado nessa Província, em 1853, conforme Art. 12 do documento Instruções. Norteado pela questão como o conteúdo para o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, foi organizado didaticamente, no compêndio Arithmetica Pratica de Collaço?, este trabalho se constitui uma pesquisa documental, orientada pela História cultural, nos conceitos de práticas e apropriações de Chartier. Os resultados indicam que o conteúdo para o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, no compêndio, compreende conteúdo teórico e prático: na parte teórica, a organização didática foi estruturada no formato de extensas narrativas, com poucas notações matemáticas e ausência de exercícios; na parte prática, a estrutura da resolução de problemas envolve situações econômicas e históricas do contexto da época. Tudo indica que a organização didática seguiu a orientação pedagógica do “dizer sobre o fazer” que exigia o recurso da memorização como forma de apropriação.

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Biografía del autor/a

Maria da Luz da Silva Nogueira, UESB

Doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Mister Hull, 2992, Bloco 6 apto. 401, Bairro Presidente Kennedy, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60355-901. E-mail: maluznogueira@yahoo.com.br.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática e formação de professor de matemática. 

Citas

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Publicado

2025-06-07

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Cómo citar

NOGUEIRA, Maria da Luz da Silva; LANDO, Janice Cassia. A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.164. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/164. Acesso em: 8 jun. 2025.

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