O ENSINO PRIMÁRIO DE MATEMÁTICA NO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO ZACARIAS EM VALENÇA-BAHIA (1920 a 1990)

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.36

Palabras clave:

Ensino Primário, Matemática, Grupo Escolar

Resumen

Este artigo apresenta como se desenvolveu o Ensino Primário de Matemática na cidade de Valença, interior da Bahia, focamos no Grupo Escola Conselheiro Zacarias, extinto na década de 1990. Utilizamos para análise as fontes primárias e orais: documentos e entrevistas semiestruturadas. No desenvolvimento da pesquisa, nos valemos principalmente do aporte teórico de Chartier(2002), Chervel (1990). Os resultados nos permitem concluir que o desenvolvimento do ensino de Matemática no primeiro grupo escolar de Valença foi marcado pela influência de professoras normalistas, que será discutido no decorrer do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi coordenadora da Área de Educação Matemática. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Matemática na Bahia, SBEM/Ba. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, interdisciplinaridade, ensino e aprendizagem e história da matemática.

Claudinei Camargo de Sant'Ana, Universidade Estadual da Bahia - UESB

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Atualmente é membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores.

Citas

Acervo. Disponível em: http://geem.mat.br/br/node/139. Acesso em 05 de dezembro de 2020.

Actos, Leis e Decretos do Estado da Bahia de 1890 a 1970. Disponível em: <http://geem.mat.br>. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.

ALVES, L. M. S. A. Os castigos corporais na escola nos discursos narrativos nas obras de Machado de Assis, Manoel Antônio de Almeida e Raul Pompéia. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA, 2013, São Luís. Anais... São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013
AMARAL, R. A cultura escolar do ensino de matemática nos anos iniciais: um panorama nos grupos escolares em Anagé, Brumado e Guanambi – Bahia (1938-2000). Com a Palavra, O Professor, 4(8), 400, 2019. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.187Acesso em 29 de janeiro de 2021.

BURIGO, E.; PEIXOTO A. B..Aprender a ensinar memórias de professoras normalistas. In Educação matemática em revista-rs (Lajeado). Lajeado, RS. Vol. 2, no. 19 (2018), p. 21-33. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204965>. Acesso em fevereiro de 2021.


CAMPOS, Edson Nascimento; CURY, Maria Zilda Ferreira. FONTES PRIMÁRIAS: SABERES EM MOVIMENTO. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 23, n. 1-2, p., Jan. 1997. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100016&lng=en&nrm=iso>. accesso em 16 de fevereiro de 2021. https://doi.org/10.1590/S0102-25551997000100016.

CHARTIER, R. A História Cultural entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 2002.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação, n. 2, 1990, p.177-229.
D'ESQUIVEL, M. O. AMARAL, R. S. SANTANA, I. SANT’ANA, C. C. SABERES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NA BAHIA: currículos e programas de ensino (1895-1925). In: COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? LF Editorial, 2014.
DIAS, A. L . M. Uma História da Educação Matemática na Bahia. Disponível em: <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300909600_ARQUIVO_ALMD.EducacaomatematicaBahia_revisado.pdf>. Acesso em 18 de julho de 2020.
FORTALEZA, F. J. S. A escolarização da matemática nos grupos escolares paraenses (1899- 1930) / Francisca Janice dos Santos Fortaleza, 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2017.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LACAVA, A.; COSTA, D. A prova dos nove e o caso da Arithmetica Primaria de Cezar Pinheiro Proof the nine and the case of Arithmetica Primary in Cezar Pinheiro (2016)
LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão 5a. ed - Campinas, SP: Editora da Unicamp 2003.
BRASIL. Legislação Informatizada: Decreto-Lei Nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Estabelece as finalidades do ensino primário. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 29 de janeiro de 2021.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. – São Paulo: EPU, 1986.

FARIA FILHO, L. M. VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a03>. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.

MONTEIRO, C. P. S. Para uma história dos grupos escolares na Bahia: a trajetória do Grupo Escolar Rio Branco (1905/1929). Disponível em: <http://www.saberaberto.uneb.br/bitstream/20.500.11896/1005/1/CANDIDA%20PEREIRA%20DOS%20SANTOS%20MONTEIRO%20dissertaco%20finalizada.pdf>. Acesso em: 24 de dezembro de 2020.

NEVES, Erivaldo Facundes. História regional e local: fragmentação e recomposição da história na crise da modernidade. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana; Salvador: Arcádia, 2002.

OLIVEIRA, E. O. S. Valença: dos primórdios a contemporaneidade. 2° ed. Valença- Ba, 2009.
Referências Documentais Ensino Primário no Brasil: Currículo oficial. Disponível em: <https://www.histedbr.fe.unicamp.br/organizacao-do-ensino-primario-no-brasil>. Acesso em 28 de janeiro de 2021.

SANT’ANA, C. C; SANT’ANA, I. P. Aspectos gerais do ensino de Matemática no estado da Bahia (1890-1970). Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 93-105, 26 abr. 2019.
SANT’ANA, C.; SANT’ANA, I. Aspectos gerais do ensino de Matemática no estado da Bahia (1890-1970). Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 93-105, 26 abr. 2019. http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/430
SANT’ANA, I. P. A trajetória e a contribuição dos professores de matemática para a modernização da matemática nas escolas de Vitória da Conquista e Tanquinho (1960-1970). 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2011. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/irani_parolin_santana_-_dissertacao_-_a_trajetoria_e_a_contribuicao_dos_professores_de.pdf. Visitado em fevereiro.
SANTOS, E.; SANT’ANA, C. O ensino de Desenho na década de 1920: o que tratam as Revistas de Educação da Bahia? Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 145-169, 26 abr. 2019. Disponível em: <revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/434>. Acesso em fevereiro de 2021.

SANTOS, Z. SANT’ANA, C. C. Os Grupo Escolares no Brasil e o foco dado a disciplina Matemática: uma revisão bibliográfica. Com a Palavra, O Professor, 4(8), 202-221. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.203. Disponível em: <revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/203>. Acesso em fevereiro de 2021.

SANTOS, Z. O ensino da matemática nos grupos escolares no município de Aiquara/Ba (1965-1985): documentos, narrativas e perspectivas sobre a história. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 310, 2019. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.499. Disponível em: <revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/499>. Acesso em 29 de janeiro de 2021.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo: (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

Publicado

2021-07-26

Métricas


Visualizações do artigo: 511     PDF (Português (Brasil)) downloads: 300

Cómo citar

DE SOUZA PEREIRA, T.; PAROLIN SANT'ANA, I.; CAMARGO DE SANT'ANA, C. O ENSINO PRIMÁRIO DE MATEMÁTICA NO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO ZACARIAS EM VALENÇA-BAHIA (1920 a 1990). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.36. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/36. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos