A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA CORREÇÃO DAS PROVAS DE ALDA LODI NO IEMG: A EFICIÊNCIA COMO UMA ATITUDE DOCENTE

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.79

Palabras clave:

Alda Lodi, Pedagogia Científica, Matemática para ensinar

Resumen

O presente artigo versa sobre a resposta encontrada para a pergunta que motivou uma pesquisa de Iniciação Científica: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi na correção de provas aplicadas por ela no IEMG? Para responder esta pergunta, utilizamos algumas pesquisas sobre Alda Lodi e o período no qual ela está inserida, colocando-as lado a lado com os trabalhos de Bertini, Morais e Valente (2017), Chartier (2002; 2016) e Julia (2001), nosso referencial teórico-metodológico. Os materiais que utilizamos para realizar as análises foram um conjunto de provas de alunas de Lodi, um caderno de uma das alunas e alguns outros documentos do seu arquivo. Empreendendo uma análise comparativa das provas, caderno e das nossas referências concluímos que, longe de receber passivamente as novas ideias ativistas de educação, não apenas Alda Lodi, mas também o governo de Minas Gerais, moldaram às suas realidades estas concepções, se aproximando mais da vertente utilitarista do Movimento da Escola Nova. E, para além das concepções que a Pedagogia Científica defendia, o que orientava as correções de Lodi era, sobretudo, a eficiência que deveria estar presente em todo o trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AMORIM, Brian Diniz. Indicações metodológicas para o ensino da matemática presentes em livros que circularam em Minas Gerais na primeira metade do século XX: um estudo da biblioteca pessoal da professora Alda Lodi. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TK2J>. Acesso em: 30 ago. 2022.

BERTINI, Luciane de Fatima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BORER, Valérie Lussi. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 173-199.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Algés, Portugal: Difusão Editorial, 2002. (Memória e Sociedade).

CHARTIER, Roger. A ‘nova’ História Cultural. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti (org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: L. F. Editorial, 2016, p. 19-36. (Coleção História da Matemática para professores).

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990.

FONSECA, Nelma Marçal Lacerda. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MRFRE>. Acesso em: 30 ago. 2022.

FONSECA, N. M. L.; REIS, D. A. F.; GOMES, M. L. M.; FARIA FILHO, L. M. O caderno de uma professora-aluna e as propostas para o ensino da aritmética na escola ativa (Minas Gerais, década de 1930). História da educação (online). Porto Alegre, v. 18, n. 42, jan./abr. 2014, p. 9-35. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/41807> . Acesso em: 30 ago. 2022.

FOUCAULT, Michel. As unidades do discurso. In: _______. A arqueologia do saber. - 8. ed. - Rio de Janeiro: Forense universitária, 2019, p. 25-37.

GUALTIERI, Regina Cândida Ellero. Leituras de formação. Raça, corpo e higiene em publicação pedagógica do início do século XX. Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo: Autores Associados; Sociedade Brasileira de História da Educação, 2008, p. 50-67. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40813/21287>. Acesso em: 18 out. 2022.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Editora Cortez, 1998.

MACIEL, Viviane Barros; VALENTE, Wagner Rodrigues. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/issue/view/323>. Acesso em: 10 set. 2022.

MINAS GERAIS. Programa em experiência (ensino primário). Imprensa Oficial, Belo Horizonte, 1941. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222247>. Acesso em: 28 ago. 2022.

MINAS GERAIS. Programa (ensino primário elementar). Imprensa Oficial, Belo Horizonte, 1961 (3ª ed.). Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104807>. Acesso em: 28 ago. 2022.

MONARCHA, Carlos. “Testes ABC”: origem e desenvolvimento. Boletim Academia Paulista de Psicologia (online), 2008, v. 28, n. 1, jan./jul., p. 7-17. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=94600102>. Acesso em: 8 set. 2022.

MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

REIS, Diogo Alves de Faria. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do Acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). 2014, 258 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVP8T>. Acesso em: 30 ago. 2022.

ROCHA, A. C. S. M. Os problemas matemáticos no programa “Em experiência”: Alda Lodi, Minas Gerais, 1941. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais do XIV SNHM – Seminário Nacional de História da Matemática, 2021a. Disponível em: <https://www.sbhmat.org/download/download?ID_DOWNLOAD=18>. Acesso em: 30 ago. 2022.

ROCHA, Ana Cristina Santos Matos. O arquivo pessoal de Alda Lodi: apontamentos sobre uma temporada de pesquisa. ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 4-11, 7 jun. 2021b. Disponível em: <https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/8>. Acesso em: 4 set. 2022.

ROCHA, Ana Cristina Santos Matos; VALENTE, Wagner Rodrigues. Inteligência, Raciocínio e Problemas Matemáticos: notas sobre um debate a partir das anotações de Alda Lodi. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura. v. 15, n. 34, p. 173-194, 2020. DOI: <10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p173-194.id269>. Disponível em: <http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/269>. Acesso em: 30 ago. 2022.

SILVA FILHO, Reginaldo. As provas de Alda Lodi no IEMG: elaborando uma ficha analítica para constituição de fontes de pesquisa. ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-17, 9 ago. 2022. DOI: <10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.69>. Disponível em: <https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/69>. Acesso em: 26 ago. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Introdução: o movimento da história da educação matemática. In: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti (org.). Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: LF Editorial, 2016, p. 11-18. (Coleção História da Matemática para professores).

VALENTE, Wagner Rodrigues. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas. Revista História da Educação (online), v. 23, p. 1-22, 2019. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/77747>. Acesso em: 7 set. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. O erro em matemática: subsídios para a história da educação. WARDE, Mirian Jorge; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de (org.). História da educação: sujeitos, objetos e práticas. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo. (Coleção PPGE). (no prelo).

Publicado

2023-09-05

Métricas


Visualizações do artigo: 104     PDF (Português (Brasil)) downloads: 93

Cómo citar

SILVA FILHO, R. A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA CORREÇÃO DAS PROVAS DE ALDA LODI NO IEMG: A EFICIÊNCIA COMO UMA ATITUDE DOCENTE. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.79. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/79. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos