A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA CORREÇÃO DAS PROVAS DE ALDA LODI NO IEMG: A EFICIÊNCIA COMO UMA ATITUDE DOCENTE

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.79

Palavras-chave:

Alda Lodi, Pedagogia Científica, Matemática para ensinar

Resumo

O presente artigo versa sobre a resposta encontrada para a pergunta que motivou uma pesquisa de Iniciação Científica: Que matemática para ensinar orienta as intervenções de Alda Lodi na correção de provas aplicadas por ela no IEMG? Para responder esta pergunta, utilizamos algumas pesquisas sobre Alda Lodi e o período no qual ela está inserida, colocando-as lado a lado com os trabalhos de Bertini, Morais e Valente (2017), Chartier (2002; 2016) e Julia (2001), nosso referencial teórico-metodológico. Os materiais que utilizamos para realizar as análises foram um conjunto de provas de alunas de Lodi, um caderno de uma das alunas e alguns outros documentos do seu arquivo. Empreendendo uma análise comparativa das provas, caderno e das nossas referências concluímos que, longe de receber passivamente as novas ideias ativistas de educação, não apenas Alda Lodi, mas também o governo de Minas Gerais, moldaram às suas realidades estas concepções, se aproximando mais da vertente utilitarista do Movimento da Escola Nova. E, para além das concepções que a Pedagogia Científica defendia, o que orientava as correções de Lodi era, sobretudo, a eficiência que deveria estar presente em todo o trabalho docente.

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2023-09-05

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Como Citar

SILVA FILHO, R. A MATEMÁTICA PARA ENSINAR NA CORREÇÃO DAS PROVAS DE ALDA LODI NO IEMG: A EFICIÊNCIA COMO UMA ATITUDE DOCENTE. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.79. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/79. Acesso em: 17 dez. 2024.

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