ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO: uma análise de livros didáticos em três períodos do século XX
Mots-clés :
Geometria Analítica, Ensino Secundário, História da Educação MatemáticaRésumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de Geometria Analítica ou contento Geometria Analítica, publicados no Brasil em três diferentes períodos do século XX, na perspectiva de compreender historicamente como esse tema se configura como saber do ensino secundário. O trabalho iniciou-se com uma catalogação de livros didáticos, a partir da qual foram selecionadas as obras que foram analisadas, levando em conta aspectos pré-estabelecidos. Foram observadas
características representativas dos diferentes momentos, considerando o contexto histórico e social em que se inserem, como a linguagem matemática que se altera com a intensificação do uso da simbologia; a diminuição no tratamento das curvas transcendentes com o passar do tempo e quanto aos exercícios e problemas, que vão
adquirindo outras possibilidades que incluem a demonstração além daqueles de resolução numérica e de construção.
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