ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO: uma análise de livros didáticos em três períodos do século XX
Palavras-chave:
Geometria Analítica, Ensino Secundário, História da Educação MatemáticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de Geometria Analítica ou contento Geometria Analítica, publicados no Brasil em três diferentes períodos do século XX, na perspectiva de compreender historicamente como esse tema se configura como saber do ensino secundário. O trabalho iniciou-se com uma catalogação de livros didáticos, a partir da qual foram selecionadas as obras que foram analisadas, levando em conta aspectos pré-estabelecidos. Foram observadas
características representativas dos diferentes momentos, considerando o contexto histórico e social em que se inserem, como a linguagem matemática que se altera com a intensificação do uso da simbologia; a diminuição no tratamento das curvas transcendentes com o passar do tempo e quanto aos exercícios e problemas, que vão
adquirindo outras possibilidades que incluem a demonstração além daqueles de resolução numérica e de construção.
Downloads
Métricas
Referências
Leite Ribeiro, 1921.
ALVAREZ, Tania Giannasi. A Matemática da Reforma Francisco Campos em Ação no Cotidiano Escolar. 2004. 270 f: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.
CARVALHO, João Pitombeira de. Vetores, geometria analítica e álgebra linear: um tratamento moderno. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.
CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. Mathematics Education in Latin America. In: KARP, Alexander; SCHUBRING, Gert. Handbook on the History of Mathematics Education. New York: Springer Science+Business Media, 2014. p. 335 – 359.
CLEMENTE, Elvo; JOÃO, Faustino. História da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997, p. 142 – 144.
DUARTE, A. Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 300-317, 2019.
NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nº 14, p. 35 – 60, 2000.
OLIVEIRA, Alexandre Souza de; ROCCO, Cristiani Maria Kusma; LIMA, Eliene Barbosa; FREIRE, Inês Angélica; SANTOS, Ivanete Batista dos; BRIGO, Jussara; CAMARGO, Kátia
Cristina; SILVA, Maria Célia Leme da. O Movimento da Matemática Moderna: Novos conteúdos? Nova metodologia?. In: OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; SILVA, Maria
Célia Leme da; VALENTE, Wagner Rodrigues (org). O Movimento da Matemática Moderna – história de uma revolução currícular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 112
- 130.
RIOS, Diogo Franco; BÚRIGO, Elisabete Zardo; OLIVEIRA FILHO, Francisco de. O Movimento da Matemática Moderna: sua difusão e insticionalização. 1. O MMM no Brasil.
In: OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; SILVA, Maria Célia Leme da; VALENTE, Wagner Rodrigues (org). O Movimento da Matemática Moderna – história de uma revolução currícular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 14 – 43.
SOARES, Suzana Ribeiro. Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970. 2013. 141 f: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.
SOUZA, Júlio César de Mello e. Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Editora Getúlio Costa. 1943.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2.2, p. 28–49, 2007.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. ZETETIKE, v. 16, p. 139 – 162, 2008.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 120 PDF downloads: 99