MATEMÁTICA DO ENSINO: CADERNOS DE PLANOS DE UMA NORMALISTA DO DISTRITO FEDERAL 1961 - 1962

MATEMÁTICA DO ENSINO: CADERNOS DE PLANOS DE UMA NORMALISTA DO DISTRITO FEDERAL 1961 - 1962

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.139

Mots-clés :

Matemática do ensino, Normalistas, Saberes para ensinar, Cadernos escolares

Résumé

Nesse texto, procuramos identificar e discutir sobre uma matemática do ensino presente na formação de normalistas no início da década de 1960. Para tanto, mobilizamos dois cadernos de planos utilizados nos estágios da normalista Maria Coeli de Almeida Vasconcelos em um colégio de aplicação de Brasília em turmas do 1º ano do ensino primário. Conclui-se que nos cadernos analisados há uma matemática do ensino sistematizada expressa por práticas e saberes referentes ao uso da contagem e dos agrupamentos para o trabalho com operações aritméticas e à busca por uma relação entre o saber a ensinar e o cotidiano da criança. Tais características mostram a permanência de referências do ensino intuitivo, bem como de propostas amplamente veiculadas a partir da Escola Nova.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Regis Veríssimo Lamas de Oliveira, Universidade Federa de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federa de Juiz de Fora (UFJF). Professor Substituto do Departamento de Matemática da Universidade Federa de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Professor Villas Bouçada 290, bairro Santos Dumont, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, CEP: 36038-000. E-mail: regis.oliveira@ufjf.br

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federa de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Associada do Departamento de Matemática e do PPG em Educação Matemática da Universidade Federa de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Doutor Romualdo 680, apto 801, São Mateus, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. CEP: 36016-380. E-mail:  cristina.oliveira@ufjf.br

Références

CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A aritmética no ensino primário de Brasília (1957-1970). 2017. 230 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo, 2017

COSTA, D. A; VALENTE, W. R. O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. IV Simpósio Iberoamericano: História, Educação, Patrimônio Histórico- Educativo em São aulo/Centro Paula Souza, setembro, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160925. Acesso em: março de 2023. DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.7307

GODOI, A. J. DE; COSTA, D. A. SABERES EM TRANSFORMAÇÃO NA MATEMÁTICA MODERNA: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969). HISTEMAT, 2020

ESPÍRITO SANTO. Decreto n. 109 de 08 de julho de 1908. Regulamenta as Escolas Normal e Modelo Anexa do Estado do Espírito Santo. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122510. Acesso em: maio, 2023

ESPÍRITO SANTO. Decreto n. 114 de 08 de julho de 1908. Aprova o programa das matérias do curso secundário da Escola Normal do Estado do ES. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122513. Acesso em: maio, 2023

ESPÍRITO SANTO. Decreto n. 97 de 29 de março de 1908. Regulamenta a Escola Normal Espírito-Santense. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122509. Acesso em: maio, 2023.

FERNANDES, R. Um marco no território da criança: o caderno escolar. In: MIGNOT, A. C. V. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita, Ed. UERJ, Rio de Janeiro, p. 49-68, 2008.

HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R; VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. Editora Livraria da Física, São Paulo, p. 113-172, 2017.

JACQUES, A. R. O ENSINO PRIMÁRIO NO COLÉGIO FARROUPILHA: DO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO À LDB Nº 4.024/61 (PORTO ALEGRE/RS: 1937/1961). Tese de Doutorado em Educação. 327f. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre, RS, 2015.

MACIEL, V. B. Apropriações do Movimento Escolanovista no Ensino de Aritmética e Geometria no Ensino Primário: análise das revistas pedagógicas goianas. XI Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970. Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponível em: https://xiseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2014/03/ASB3_maciel_art_DAC.pdf. Acesso em fevereiro, 2023.

MEDINA, D. de A. F., A PRODUÇÃO OFICIAL DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA PARA O ENSINO PRIMÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO (1960- 1980). Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação

Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MIGNOT, A. C. V. Um objeto quase invisível. In: MIGNOT, A. C. V. Cadernos à vista:

Escola, memória e cultura escrita, Ed. UERJ, Rio de Janeiro, p.7-14, 2008.

NAGLE, Jorge, (1974). Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/EDUSP.

OLIVEIRA, MARIA CRISTINA ARAÚJO; Bertini, L. F.; CARVALHO, M.; SILVA, M. R. I. S. As Matemáticas na Formação de Normalistas Brasileiros e Franceses em Tempos de Escola Nova 1920 a 1945. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 8, p. 1-22, 2017. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v8i3.23040

OLIVEIRA, REGIS VERÍSSIMO LAMAS DE. Geometria a e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais 1960-1980. 101f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, PPGEM – UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2018.

PARANÁ. Bases Educativas para a organização da Nova Escola Normal Secundária do Paraná de autoria de Lysimaco Ferreira da Costa, 1923. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/123699. Acesso em: maio, 2023.

PINTO, N. B. (2017) Possibilidades e limites do uso de cadernos escolares na investigação

de saberes para ensinar matemática na escola primária. Disponível em: http://xvseminariote-

matico.paginas.ufsc.br/comunicacoes-cientificas-do-dia-0105/ Acesso em: junho, 2023.

REIS, V. P; CORDEIRO, L. D. Escolas pioneiras de Brasília: A instalação das primeiras instituições educacionais até a inauguração da nova capital. Cadernos RCC # 20, volume 7, DF, 2020. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/04/9_artigo1_164-231.pdf. Acesso em: maio, 2023.

RIO DE JANEIRO. Lei de 15 de outubro de 1827 – Criação de Escolas de Primeiras Letras em Todas as cidades, villas e lugares mais populosos do império. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99972. Acesso em: julho, 2023.

SÃO PAULO. Decreto n. 2.025 de 29 de março de 1911. Regulamenta as Escolas Normais e distribui o número de aulas por semana. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99737 Acesso em: julho, 2023.

SÃO PAULO. Decreto n. 218 de 27 de novembro de 1893. Regulamenta os programas do ensino da Escola Secundaria e traz a divisão dos cursos das Escolas Normais de São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99730 Acesso em: julho, 2023.

SÃO PAULO. Decreto n. 27 de 12 de março de 1890. Regulamenta a reforma das Escolas Normais de São Paulo e a conversão das escolas Anexas em Escolas Modelo. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99728 Acesso em: julho, 2014.

SÃO PAULO. Decreto n. 4600 de 30 de maio de 1929. Regulamenta o programa das Escolas Normais e distribui as cadeiras. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99742 Acesso 04 nov. 2014. Acesso em: maio, 2023.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira da Educação, v.14. jan. /abr.- 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012

SCHUELER, A. F. M. & MAGALDI, A. M. B. M. Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo – Revista do Departamento de História da UFF, v. 26, p. 32-55, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042009000100003

SERGIPE. Decreto 563 de 12 de agosto de 1911. Regimento Interno do Atheneu e Escola Normal. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/125348. Acesso em: maio, 2023.

SERGIPE. Decreto 587 de 09 de janeiro de 1915. Expede regulamento para o serviço da Instrução Pública do Estado de Sergipe. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104706. Acesso em: maio, 2023.

SERGIPE. Decreto n. 30 de 15 de março de 1890. Regulamenta a Instrução Publica normal do Estado de Sergipe. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103579. Acesso em: maio, 2023.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Mai/Jun/Jul/Ago 2000 n. 14., p. 61-88.

VALENTE, W. R. A Matemática do Ensino e os Documentos Curriculares: Bases Teórico-Metodológicas Para Análise da Produção de Novos Saberes. v.14, n.1, p. 26-31, 2021. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/8965. Acesso em julho de 2023. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n1p26-31

VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. Em: História da Educação Matemática e Formação de professores, organizado por Bruno Alves Dassiê & David Antônio da Costa, 49-84. São Paulo: LF editorial, v. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2017.v1.26213

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, 2020a. DOI: https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e161

VALENTE, W. R. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. Revista Paradigma, Vol. p. 900 – 911, 2020b

VALENTE, W. R. HISTÓRIA E CULTURA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: a produção da matemática do ensino. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 36, p.164-174, 2020c. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307

VIÑAO, ANTONIO. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e

historiográficos. In: MIGNOT, A. C. V, Cadernos à vista: Escola, memória e cultura

escrita, Ed UERJ, Rio de Janeiro, p.15-33, 2008.

Téléchargements

Publiée

2024-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF (Português (Brasil)) downloads: 58

Comment citer

OLIVEIRA, R. V. L. de; OLIVEIRA, M. C. A. de. MATEMÁTICA DO ENSINO: CADERNOS DE PLANOS DE UMA NORMALISTA DO DISTRITO FEDERAL 1961 - 1962 : MATEMÁTICA DO ENSINO: CADERNOS DE PLANOS DE UMA NORMALISTA DO DISTRITO FEDERAL 1961 - 1962 . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.139. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/139. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores