Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática
Mots-clés :
História da Educação Matemática, Acervo, Instituto de EducaçãoRésumé
Este trabalho é um estudo introdutório sobre os acervos de professores de matemática alocados no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O objetivo deste estudo é analisar a “fichas funcionais dos professores” para indiciar o documento como base para produção de novos estudos acadêmicos referente à profissão docente. Para isso, selecionamos os acervos pessoais dos professores de matemática Ismael França Campos e Alfredina de Paiva que exerceram à docência no ISERJ, no período entre 1932 a 1964. O estudo adota como referencial teórico- metodológico Le Goff (1990) que nos auxilia no ofício do historiador. O texto norteia- se pela seguinte questão: De que maneira as fichas funcionais de professores armazenadas no acervo do CMEB podem contribuir para as pesquisas em história da educação matemática? Deste modo, as primeiras considerações revelam que as fichas funcionais dos professores são importantes instrumentos, mas não satisfatórios para as investigações das vidas profissionais dos docentes que atuaram no ISERJ.
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