ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO: uma análise de livros didáticos em três períodos do século XX

Autores/as

Palabras clave:

Geometria Analítica, Ensino Secundário, História da Educação Matemática

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar três livros didáticos de Geometria Analítica ou contento Geometria Analítica, publicados no Brasil em três diferentes períodos do século XX, na perspectiva de compreender historicamente como esse tema se configura como saber do ensino secundário. O trabalho iniciou-se com uma catalogação de livros didáticos, a partir da qual foram selecionadas as obras que foram analisadas, levando em conta aspectos pré-estabelecidos. Foram observadas
características representativas dos diferentes momentos, considerando o contexto histórico e social em que se inserem, como a linguagem matemática que se altera com a intensificação do uso da simbologia; a diminuição no tratamento das curvas transcendentes com o passar do tempo e quanto aos exercícios e problemas, que vão
adquirindo outras possibilidades que incluem a demonstração além daqueles de resolução numérica e de construção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mariana Figueira Siqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licencianda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil. Endereço para
correspondência: Rua Dr. Constantino Paleta, 10, apartamento 402, Centro, Juiz de Fora, MG, Brasil, CEP:
36015-450. 

Lincoln Garcia David, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciando da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil. Endereço para
correspondência: Rua dos Guararapes, 60, sobrado, Benfica, Juiz de Fora, MG, Brasil, CEP: 36090-370. 

Daniel José de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciando da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil. Endereço para
correspondência: Rua Dimas Bergo Xisto, 170, apartamento 202, São Pedro, Juiz de Fora, MG, Brasil, CEP:
36037-510. 

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e do Programa de PósGraduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.
Pesquisadora do GHEMAT – Brasil. Endereço para correspondência: Rua Doutor Vilaça 33, Poço Rico, Juiz de
Fora, MG, Brasil, CEP: 36020-030.

Citas

ABREU, Antônio Ferreira de. Apontamentos de Geometria. Rio de Janeiro: Grande Livraria
Leite Ribeiro, 1921.

ALVAREZ, Tania Giannasi. A Matemática da Reforma Francisco Campos em Ação no Cotidiano Escolar. 2004. 270 f: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

CARVALHO, João Pitombeira de. Vetores, geometria analítica e álgebra linear: um tratamento moderno. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. Mathematics Education in Latin America. In: KARP, Alexander; SCHUBRING, Gert. Handbook on the History of Mathematics Education. New York: Springer Science+Business Media, 2014. p. 335 – 359.

CLEMENTE, Elvo; JOÃO, Faustino. História da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997, p. 142 – 144.

DUARTE, A. Euclides Roxo e a Proposta Modernizadora do Ensino da Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 4, n. 8, p. 300-317, 2019.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, nº 14, p. 35 – 60, 2000.

OLIVEIRA, Alexandre Souza de; ROCCO, Cristiani Maria Kusma; LIMA, Eliene Barbosa; FREIRE, Inês Angélica; SANTOS, Ivanete Batista dos; BRIGO, Jussara; CAMARGO, Kátia
Cristina; SILVA, Maria Célia Leme da. O Movimento da Matemática Moderna: Novos conteúdos? Nova metodologia?. In: OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; SILVA, Maria
Célia Leme da; VALENTE, Wagner Rodrigues (org). O Movimento da Matemática Moderna – história de uma revolução currícular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 112
- 130.

RIOS, Diogo Franco; BÚRIGO, Elisabete Zardo; OLIVEIRA FILHO, Francisco de. O Movimento da Matemática Moderna: sua difusão e insticionalização. 1. O MMM no Brasil.
In: OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; SILVA, Maria Célia Leme da; VALENTE, Wagner Rodrigues (org). O Movimento da Matemática Moderna – história de uma revolução currícular. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011. p. 14 – 43.

SOARES, Suzana Ribeiro. Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970. 2013. 141 f: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

SOUZA, Júlio César de Mello e. Geometria Analítica. Rio de Janeiro: Editora Getúlio Costa. 1943.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 2.2, p. 28–49, 2007.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Livro didático e educação matemática: uma história inseparável. ZETETIKE, v. 16, p. 139 – 162, 2008.

Publicado

2021-06-07

Métricas


Visualizações do artigo: 101     PDF (Português (Brasil)) downloads: 78

Cómo citar

FIGUEIRA SIQUEIRA, M.; GARCIA DAVID, L.; DE PAULA, D. J.; ARAÚJO DE OLIVEIRA, M. C. ESCOLARIZAÇÃO DA GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO: uma análise de livros didáticos em três períodos do século XX. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 47–80, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/11. Acesso em: 19 may. 2024.