A formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná entre 1912 a 1982 um estado da arte na iniciação científica

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Estado da arte, Produção de conhecimento

Resumo

A iniciação científica tem um papel significativo na formação do futuro professor e do pesquisador. Nesse sentido, este texto apresenta um recorte do estudo de
iniciação científica desenvolvido durante os anos 2019 e 2020 sobre a formação de professores numa perspectiva histórica, a partir das teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação da PUCPR que trataram da formação de professores que ensinavam matemática. A partir do referencial metodológico do Estado da Arte, o estudo considerou, de um total de vinte e dois, cinco teses/dissertações relativas à formação de professores de matemática no estado do Paraná. O período contemplado nos trabalhos selecionados inicia-se em 1912 e avança até o ano de 1982 e os estudos comtemplaram a formação inicial em nível colegial/normal, a graduação em cursos de licenciatura em matemática e a modalidade continuada ou em serviço sob a denominação de
capacitação e aperfeiçoamento. Foi possível identificar saberes relativos ao ensino da matemática com abordagens escolanovistas relativas à metodologia da aritmética até a década de 1960 e, a partir desse período o foco incidiu sobre as orientações do movimento da matemática moderna (MMM). Os trabalhos contribuem de forma
significativa com a formação, atualmente, do pesquisador em história da educação matemática, pois, apresenta um referencial metodológico claro e o uso de diversas fontes para a construção da narrativa. 

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Biografia do Autor

Reginaldo Rodrigues da Costa, Universidade Católica do Paraná

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor Adjunto na Pontifícia
Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Antônio
Escorsin 1893, Casa 24, São Braz, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 87300-490.  

Felipe Matheus de Paula Dias, Universidade Católica do Paraná

Graduando em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Iniciação Científica
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência:
Rua Pedro do Rosário 1393, Guaraituba, Colombo, Paraná, Brasil, CEP: 83410-380.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

RODRIGUES DA COSTA, R.; DE PAULA DIAS, F. M. A formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná entre 1912 a 1982 um estado da arte na iniciação científica. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 242–256, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/21. Acesso em: 19 maio. 2024.