Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Instituto de Educação do Rio de Janeiro, Cultura escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer a importância dos documentos que compõe o Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ), para as produções na área de estudo da História da educação matemática, a partir da vivência no período da graduação, especificamente, na Iniciação Científica, com financiamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Das buscas ao acesso dos documentos voltados à formação de professores de matemática, inventário e
digitalizações de determinadas fontes, o CM-ISERJ apresenta-se como um dos espaços históricos do Rio de Janeiro, com relevância para os preenchimentos de lacunas da História da educação matemática do Brasil e do próprio estado, juntamente, um cenário de produção de saberes docentes. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais são as contribuições do CM-ISERJ, para as produções no campo da Hem? Em síntese, concluímos que o CM-ISERJ tem-se apresentado um importante “lugar de memória” (NORA, 1963) e de estudo em História da educação matemática.

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Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológicada Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista
Capes Proex. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã). R.
Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n- Trindade, Florianópolis – SC. CEP: 88040-900
 

Denise Medina A. França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Drª. em Educação(USP).Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área
educação matemática- UERJ-Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil.Av. São Francisco Xavier 524- 12º andar sala
12002. Maracanã- Rio de Janeiro. CEP: 20550900.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

MACHADO DOMINGUES, J.; MEDINA A. FRANÇA, D. Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 257–265, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/22. Acesso em: 19 maio. 2024.