Trabalhando com acervos entre a formação de professores e a iniciação à pesquisa em História da Educação Matemática

Authors

Keywords:

Documentos Escolares, História da Educação Matemática, Preservação Documental

Abstract

O presente trabalho tem como principal objetivo expor algumas das atividades exercidas pelos autores bolsistas de iniciação científica ao longo de sua participação no projeto de pesquisa Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas (1890 e 1970), o qual se propõe a colaborar com a História da Educação no estado, e tem por finalidade localizar, identificar, digitalizar e analisar as práticas educativas referentes ao ensino da Matemática no Rio Grande do Sul.
Além de apresentar rapidamente os acervos em que exercemos nossos trabalhos e pesquisas, procuramos expor algumas atividades exercidas pelo projeto e como estas agregaram a nossa trajetória como pesquisadores e, principalmente, como futuros educadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Pedro Augusto Vieira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Matemática – Licenciatura UFPEL. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq - UFPel,
Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Jorge Augusto Moraes de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Matemática – Licenciatura UFPEL. Bolsista de Iniciação Científica PBIP/AF - UFPel, Pelotas,
Rio Grande do Sul, Brasil.  

Janine Moscarelli Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestranda do Programa de PósGraduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Rio Grande do Sul, Brasil.
Rua Doutor Amarante, 662, Centro, Pelotas, RS, 96020-720.  

References

AMARAL Giana Lange do; AMARAL, Gladys Lange do. Instituto de Educação Assis Brasil: Entre a memória e a história. Pelotas: Seiva, 2007. 183 p.

ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar Antonio Callegato; TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. CEDOC E CEIHE: ESPAÇOS DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ESCOLAR, Santa
Maria, v. 19, n. 47, p. 313-317, dez. 2015. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300313. Acesso em: 18 jun. 2020.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, n° 10 jul./dez. 2005.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia.; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; RIOS, Diogo Franco; FISCHER, Maria Cecília Bueno; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz.
ESTUDAR PARA ENSINAR: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Porto Alegre, 2016. 41 f.

CUNHA, M. T. S. Acervos escolares: olhares ao passado no tempo presente. História da Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 47, p. 293-296, set./dez. 2015. Disponível em:
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592015000300293. Acesso em: 12 jun. 2020.

IVASHITA, Simone Burioli. PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES - Laboratório de ensino e pesquisa em História da Educação - LEPHE/UEL.
Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v.13, n.1, p. 50-65, jan/jun. 2015.

RIOS, Diogo Franco. História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas entre 1890 e 1970. Projeto de pesquisa. CNPq. Porto
Alegre, 2014. 12 f. Documento não publicado.

RIOS, Diogo F. Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 17, p. 5-23, 2015.

RIOS, Diogo Franco; RODRIGUES, Janine Moscarelli. PARA GUARDAR O QUE QUER QUE SE GUARDE: dos acervos escolares à construção de uma coleção digital. In: BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andréia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecilia Bueno. (orgs). Saberes
Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970), São Leopoldo/ RS: Editora Oikos. p. 69-90, 2020.

TAMBARA, E.; CORSETTI, B. (Org.). Instituições Formadoras de Professores no Rio Grande do Sul. Pelotas: UFPel, 2008.

TEIXEIRA, Tânia Nair Alvares. “Memórias de Normalistas”: Análise das Práticas Pedagógicas de Educação Física na Escola Assis Brasil de Pelotas-RS, durante o Regime
Civil-Militar Brasileiro. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais… João Pessoa – Universidade Federal da Paraíba – Agosto 2017.

Published

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 64     PDF (Português (Brasil)) downloads: 32

How to Cite

VIEIRA DA SILVA, P. A.; MORAES DE OLIVEIRA, J. A.; MOSCARELLI RODRIGUES, J. Trabalhando com acervos entre a formação de professores e a iniciação à pesquisa em História da Educação Matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 266–273, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/23. Acesso em: 19 may. 2024.