JÚLIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.34

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Teses e Dissertações, Malba Tahan

Resumo

Este artigo é resultante de um estudo que teve como fonte de pesquisa as produções de teses e dissertações, defendidas no Brasil no período de 1990 a 2018, que tiveram a Trajetória de professores de Matemática brasileiros como objetos de suas investigações. Fazendo um recorte desse estudo, escolhemos um professor dos três que foram analisados para compor o corpus desse texto. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar os aspectos tratados nas pesquisas de Mestrado e Doutorado que focalizam a Trajetória do professor Júlio César de Mello e Souza, considerando suas ações docentes e produções acadêmicas. Para tanto foi realizado um levantamento e uma leitura interpretativa dessas produções a fim de operacionalizar uma catalogação desses trabalhos em categorias que possibilitaram uma análise dos conteúdos produzidos e a identificação de abordagens estabelecidas para tratar do tema. A análise foi realizada com base nos estudos de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017). Os resultados apontaram que ao tratar da Trajetória de Júlio César de Mello e Souza, os autores das produções, apesar de ter o mesmo objeto em suas investigações, abordaram de diferentes aspectos a Trajetória deste professor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Ana Paula Nascimento Pegado Couto, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (Fev./2018). Especialização em Educação Especial com Ênfase na Inclusão pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (Set./2019). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - (PPGECM/IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), sediado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal de Pará - UFPA, coordenado pelo Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias, e Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), sediado nas dependências do Laboratório de Matemática da Universidade do Estado do Pará - UEPA, coordenado pelo Prof. Dr. Miguel Chaquiam e Prof. Dr. Natanael Freitas Cabral. Tem experiência nas áreas de: Educação Matemática e Educação Especial com ênfase na Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Referências

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação, 2017, p. 113 - 172. In: Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde de. “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação” – A irreversível
institucionalização do expert em educação (século XIX e XX), 2017, p. 55 - 112. In: Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe. Do Menino “Julinho” à “Malba Tahan”: uma Viagem pelo Oásis do Ensino da Matemática. 2001. 192 f. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita. Rio Claro, 2001.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe. A Sombra do Arco-Íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. 2007. 171f. Tese (Doutorado) - Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SILVA, Flávia de Fatima Santos. Malba Tahan, Geometrismo e o Caderno Dirigido: Conversas e Possibilidades no Cenário da Sala de Aula. 2018. 122 f. Dissertação
(Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Ali Iezid Izz-edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem. 2008, 224f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues (coordenador). Os experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990. Projeto de Pesquisa aprovado no FAPESP. UNIFESP - Campus Guarulhos, SP, set., 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 142     PDF downloads: 88

Como Citar

MENDES, I. A. .; COUTO, A. P. N. P. . JÚLIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.34. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/34. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado