JÚLIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA: uma análise de suas ações docentes e produções acadêmicas a partir de Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.34Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Teses e Dissertações, Malba TahanResumo
Este artigo é resultante de um estudo que teve como fonte de pesquisa as produções de teses e dissertações, defendidas no Brasil no período de 1990 a 2018, que tiveram a Trajetória de professores de Matemática brasileiros como objetos de suas investigações. Fazendo um recorte desse estudo, escolhemos um professor dos três que foram analisados para compor o corpus desse texto. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar os aspectos tratados nas pesquisas de Mestrado e Doutorado que focalizam a Trajetória do professor Júlio César de Mello e Souza, considerando suas ações docentes e produções acadêmicas. Para tanto foi realizado um levantamento e uma leitura interpretativa dessas produções a fim de operacionalizar uma catalogação desses trabalhos em categorias que possibilitaram uma análise dos conteúdos produzidos e a identificação de abordagens estabelecidas para tratar do tema. A análise foi realizada com base nos estudos de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017). Os resultados apontaram que ao tratar da Trajetória de Júlio César de Mello e Souza, os autores das produções, apesar de ter o mesmo objeto em suas investigações, abordaram de diferentes aspectos a Trajetória deste professor.
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Referências
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