O USO DE ARQUIVOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS E TÁTICAS COTIDIANAS
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.178Keywords:
Educação Matemática, Arquivos Históricos, Estratégias e táticasAbstract
Este artigo explora o uso de arquivos institucionais e pessoais na investigação da Educação Matemática, analisando documentos históricos à luz das categorias teóricas de Michel de Certeau, com ênfase na distinção entre "estratégias" institucionais e "táticas" cotidianas. Utilizando uma abordagem qualitativa e uma revisão sistemática da literatura, o estudo revisa dissertações e teses que utilizam arquivos como fontes primárias para examinar o ensino de matemática. Os resultados mostram como estratégias institucionais, como o Movimento da Matemática Moderna e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foram adaptadas por professores para atender às realidades de suas salas de aula. Considera-se que a preservação e análise de documentos históricos são essenciais para enriquecer as práticas pedagógicas contemporâneas, fornecendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e culturais envolvidas no ensino da matemática.
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