OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.110

Palabras clave:

Matemática, Currículo, Experts

Resumen

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado e busca compreender os bastidores de uma produção curricular do estado de São Paulo da década de 1980. Trata-se da Proposta Curricular de Matemática do primeiro grau e nossa compreensão se dará a partir das ações dos experts quando buscam objetivar saberes em diretivas curriculares. O artigo se atentará na seguinte questão: que processos e dinâmicas estiveram envolvidos na elaboração da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo década de 1980 para os primeiros anos escolares? Vale destacar que aqui mostraremos algumas cenas, a questão será respondida a partir de algumas das ações desse coletivo de experts. Percorremos tais ações a partir da produção de um documento que foi ponto de partida para a construção da proposta de matemática. Espera-se, com a análise dessa proposta, contribuir para a compreensão acerca das novas formas de organização de saberes em diretivas curriculares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gisele de Gouvêa, UNIFESP

Mestre em ensino de ciências e matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É doutoranda na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Citas

GOUVÊA, G. de. Antonio Miguel (1953 - ....). In: VALENTE, W, R. (Org.). Dicionário de experts: matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2021. Disponível em:< https://www.ghemat.com.br/itens/antonio-miguel>. Acesso em: 16 fev.2022.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. A (IR) Resistível institucionalização dos experts em educação. In: VALENTE, W. R.; MACIEL, C.M.L.A.; DA COSTA C. A. & VASCONCELOS, L. I. Experts: Saberes para o ensino e para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 15-38.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Em debate uma proposta curricular para o ensino de matemática no 1º grau. São Paulo, SE/CENP, 1985. 12p. (Matemática, 3). Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227712>. Acesso em: 29 jul. 2022.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de matemática - 1º grau. 5. ed. São Paulo - SE-CENP. 1997.

VALENTE, W.R.; GOUVÊA, G. O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. Grau (São Paulo, década de 1980). Perspectiva. 40, 2 (ago. 2022), p. 1 -15. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012

Publicado

2023-11-28

Métricas


Visualizações do artigo: 77     PDF (Português (Brasil)) downloads: 64

Cómo citar

GOUVÊA, G. de. OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.110. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/110. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos