OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.110

Palavras-chave:

Matemática, Currículo, Experts

Resumo

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado e busca compreender os bastidores de uma produção curricular do estado de São Paulo da década de 1980. Trata-se da Proposta Curricular de Matemática do primeiro grau e nossa compreensão se dará a partir das ações dos experts quando buscam objetivar saberes em diretivas curriculares. O artigo se atentará na seguinte questão: que processos e dinâmicas estiveram envolvidos na elaboração da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo década de 1980 para os primeiros anos escolares? Vale destacar que aqui mostraremos algumas cenas, a questão será respondida a partir de algumas das ações desse coletivo de experts. Percorremos tais ações a partir da produção de um documento que foi ponto de partida para a construção da proposta de matemática. Espera-se, com a análise dessa proposta, contribuir para a compreensão acerca das novas formas de organização de saberes em diretivas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele de Gouvêa, UNIFESP

Mestre em ensino de ciências e matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É doutoranda na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

GOUVÊA, G. de. Antonio Miguel (1953 - ....). In: VALENTE, W, R. (Org.). Dicionário de experts: matemática para o ensino e formação de professores. São Paulo: GHEMAT Brasil, 2021. Disponível em:< https://www.ghemat.com.br/itens/antonio-miguel>. Acesso em: 16 fev.2022.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. A (IR) Resistível institucionalização dos experts em educação. In: VALENTE, W. R.; MACIEL, C.M.L.A.; DA COSTA C. A. & VASCONCELOS, L. I. Experts: Saberes para o ensino e para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 15-38.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Em debate uma proposta curricular para o ensino de matemática no 1º grau. São Paulo, SE/CENP, 1985. 12p. (Matemática, 3). Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227712>. Acesso em: 29 jul. 2022.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de matemática - 1º grau. 5. ed. São Paulo - SE-CENP. 1997.

VALENTE, W.R.; GOUVÊA, G. O currículo de matemática sob a perspectiva dos experts: cenas da elaboração da proposta curricular para o ensino de matemática 1º. Grau (São Paulo, década de 1980). Perspectiva. 40, 2 (ago. 2022), p. 1 -15. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84012

Downloads

Publicado

2023-11-28

Métricas


Visualizações do artigo: 77     PDF downloads: 64

Como Citar

GOUVÊA, G. de. OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.110. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/110. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos