A FORMAÇÃO DE NORMALISTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: um estudo da disciplina Estatística no Ginásio de Jequié
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.49Palabras clave:
Disciplina Estatística; Escolas Normais; História do Ensino de Matemática.Resumen
O texto explicita contribuições da disciplina Estatística, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscou-se responder como a disciplina Estatística, no curso pesquisado, contribuiu nessa formação para o ensino de Matemática. A investigação foi desenvolvida sob a perspectiva da história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); à luz das noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e pautados no aporte das categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Referente aos saberes para a formação de professores, foram considerados conteúdos da disciplina Estatística registrados nos diários de classe e listas de pontos para exames, e há indícios de que os saberes a ensinar e para ensinar do curso estavam respaldados na concepção escolanovista. De modo geral, tratando do ensino de Matemática, a disciplina Estatística ao acompanhar o desenvolvimento da Psicologia da Educação no viés da Escola Nova contribuiu para a formação das normalistas para o exercício da profissão conduzindo os saberes a ensinar e os saberes para ensinar numa abordagem, por exemplo, dos testes psicológicos, medição da inteligência, e classificação de alunos.
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