A FORMAÇÃO DE NORMALISTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: um estudo da disciplina Estatística no Ginásio de Jequié
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.49Mots-clés :
Disciplina Estatística; Escolas Normais; História do Ensino de Matemática.Résumé
O texto explicita contribuições da disciplina Estatística, do Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, na formação pedagógica das normalistas para o ensino de Matemática, no período de 1954 a 1966. Buscou-se responder como a disciplina Estatística, no curso pesquisado, contribuiu nessa formação para o ensino de Matemática. A investigação foi desenvolvida sob a perspectiva da história cultural, fundamentada em Chartier (1991, 2002); à luz das noções de cultura escolar e disciplina escolar, de Julia (2001) e Chervel (1990), respectivamente; e pautados no aporte das categorias saberes a ensinar e saberes para ensinar, de Hofstetter e Schneuwly (2017). Referente aos saberes para a formação de professores, foram considerados conteúdos da disciplina Estatística registrados nos diários de classe e listas de pontos para exames, e há indícios de que os saberes a ensinar e para ensinar do curso estavam respaldados na concepção escolanovista. De modo geral, tratando do ensino de Matemática, a disciplina Estatística ao acompanhar o desenvolvimento da Psicologia da Educação no viés da Escola Nova contribuiu para a formação das normalistas para o exercício da profissão conduzindo os saberes a ensinar e os saberes para ensinar numa abordagem, por exemplo, dos testes psicológicos, medição da inteligência, e classificação de alunos.
Téléchargements
Métriques
Références
ARAÚJO, Émerson Pinto de. Entrevista [04 nov. 2017]. Entrevistadora: Autora (arquivo particular). Entrevista gravada no dia 04 de novembro de 2017, em Jequié-BA, para a pesquisa de Mestrado do PPG-ECFP da UESB.
BASSINELLO, Ieda; SOARES, Marcia Guedes; VALENTE, Wagner Rodrigues. Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 1, p. 21-47, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/38424172.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.
BRAGA, Sônia Bahiense. Entrevista [02 fev. 2018]. Entrevistadora: Autora (arquivo particular). Entrevista gravada no dia 02 de fevereiro de 2018, em Jequié-BA, para a pesquisa de Mestrado do PPG-ECFP da UESB.
BRASIL. Decreto-lei n.º 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei orgânica do ensino normal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 04 jan. 1946. Seção 1, p. 116. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 jul. 2021.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, IEA USP, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010. Acesso em: 19 jun. 2021.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel, 2002.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
FERREIRA, Darcy Andrade. Entrevista [15 mar. 2018]. Entrevistadora: Autora (arquivo particular). Entrevista gravada no dia 15 de março de 2018, em Jequié-BA, para a pesquisa de Mestrado do PPG-ECFP da UESB.
FONTOURA, Afro do Amaral. Manual de testes. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Aurora, Ltda, 1960. (Biblioteca Didática Brasileira, Série I – a Escola Viva – Vol. 10). 406p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187095. Acesso em: 21 jul. 2021.
FRANÇA, Denise Medina. Biblioteca didática brasileira: o manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970). REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 11, v. 23, p. 38-51, set.-dez., 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/173648/79-212-1-PB.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 jul. 2021.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues. (org.) Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. cap. 3, p. 113-172.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: Autores Associados, SBHE, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
MESQUITA, Afonso Mancuso de. Os conceitos de atividade e necessidade para a Escola Nova e suas implicações para a formação de professores. In: MARTINS, Ligia Marcia; DUARTE, Newton. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [on-line]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 63-82. Disponível em: http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-05.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.
PEREIRA, Vilma Vieira. Entrevista [09 mar. 2018]. Entrevistadora: Autora (arquivo particular). Entrevista gravada no dia 09 de março de 2018, em Jequié-BA, para a pesquisa de Mestrado do PPG-ECFP da UESB.
RIOS, Dermival Ribeiro. Jequié, síntese histórica e informativa. 2. ed. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda., 2011.
ROSAS, Sílvia Gonçalves Bittencourt Bath. A Matemática nos diversos cursos de formação de Professores primários no Brasil: - sua legislação particular suas peculiaridades locais e seus problemas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 3., 1959, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CADES/MEC, 1959. p. 161-198.
SANGIORGI, Osvaldo. Matemática e Estatística. 15. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1963. 254p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135028. Acesso em: 15 jul. 2021.
SILVA, Gescielly Barbosa. A disciplina de psicologia da educação na Escola Normal Secundária de Maringá no período de 1950 a 1970. 2008. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2008.
REFERÊNCIA da dissertação.
SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da; VALENTE, Wagner Rodrigues. Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 2, p. 443-459, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156549. Acesso em: 04 jul. 2021.
SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso?, 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2001.
SOUZA, Rosa Fátima de. Lições da escola primária. In: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 109-161.
VALENTE, Wagner Rodrigues. No tempo em que normalistas precisavam saber estatística. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial n. 1, p. 357-368, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/160414/29%20-%20Valente%20-%20final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 8, p. 22-50, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384. Acesso em: 10 jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Cadernos de professores: da matemática para ensinar para a matemática para ensinar ensinada. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO, 15., 2017, Pelotas. Anais… Pelotas: UFPEL, 2017. Disponível em: http://xvseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2017/03/VALENTE_T3.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021. Não paginado.
Fontes históricas
Atas de provas parciais – Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié. Livro n.º 1, junho de 1954 a janeiro de 1967. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Atas de resultados finais - Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié. Livro n.º 1, dezembro de 1954 a janeiro de 1967. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Atas de provas finais orais – Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié. Livro n.º 1, dezembro de 1954 a dezembro de 1957. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Atas de provas finais orais – Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié. Livro nº 2, dezembro de 1957 a dezembro de 1960.
Atas de provas finais orais – Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié. Livro n.º 3, dezembro de 1960 a dezembro de 1961. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Estatística, 1.ª Série Pedagógico (1961). [Diário de Classe do Curso Pedagógico, Arquivo do Ginásio de Jequié].
Estatística e Administração Escolar, 3.ª Série Normal (1962). [Diários de Classe do Curso Pedagógico, Arquivo do Ginásio de Jequié].
Histórico Escolar de alunas do Curso Pedagógico, Arquivo do Ginásio de Jequié. Aurelita Santana Silva (1959 a 1960); Diva Meira de Melo (1958 a 1959); Edyla Maria Rodrigues Pereira (1963 a 1965); Elza Moura Pinheiro (1959 a 1961); Evanete Sousa de Almeida (1959); Maria Helena Fadigas Barros (1964 a 1966).
Matemática e Estatística, 2.ª Série Normal (1963). [Diários de Classe do Curso Pedagógico, Arquivo do Ginásio de Jequié].
Relatório mensal de Março de 1957. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Relatório dos exames de 2ª época de 1957 e programação de 1958. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Relatório dos exames de 2ª época de 1963 e programação de 1964. [Arquivo do Ginásio de Jequié].
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 157 PDF (Português (Brasil)) downloads: 98