CENTRO DE MEMÓRIAS DIGITAIS, BIOGRAFIAS E APUA: PESQUISADORES MATEMÁTICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI :
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.119Mots-clés :
Pesquisadores matemáticos, Tecnologias Digitais, História da matemática, História da educação matemáticaRésumé
Este projeto de pesquisa em andamento tem como problema investigar o papel dos pesquisadores matemáticos na evolução das tecnologias digitais e como suas contribuições impactaram o desenvolvimento dessa área. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória e utilizará como fontes trabalhos acadêmicos, periódicos científicos e visitas ao Arquivo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio – APUA, a fim de investigar fontes e dados acerca de educação matemática e informática. Serão investigadas as biografias de matemáticos e sua contribuição para a evolução das tecnologias digitais, dando ênfase as contribuições de D´Ambrosio, bem como outros autores por ele citados. Ao final do projeto, será criado um site que proporciona uma linha do tempo conectando as contribuições desses pesquisadores às tecnologias digitais. Espera-se evidenciar a importância do estudo da história dos pesquisadores para a compreensão da evolução das tecnologias digitais e a necessidade de investir no estudo da história da matemática e das tecnologias digitais.
Téléchargements
Métriques
Références
ALMEIDA, M. E. B, Informática e Formação de Professores. Ministério da Educação. Secretária de Educação à distância. Programa Nacional de Informática na Educação. 2000.
BAIRRAL, M. A. Pesquisas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais: algumas faces da interação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Volume 8, Número Temático – 2015.
BICUDO, M. A.V. Pesquisa em Educação Matemática. Pg. 18-23. Pro-Posições Vol. 4 nº 1. Campinas, SP. 1993.
BORBA, M.C., SCUCUGLIA R. R. S., GADANIDIS G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015
BORBA, M.; PENTEADO, M. Informática e educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. MEC. 2018
______. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciência, Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília. MEC, 2000
GUILHOTO, L. F. M. O uso da internet como ferramenta para a oferta diferenciada de serviços a clientes corporativos: um estudo exploratório no setor de telecomunicações. 2002, Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP, 2002
LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 2001, 317f. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2001.
SILVA, R. S., RIBEIRO, A. M. SILVA, J. L. T. História Da Matemática & Tecnologias Da Informação E Comunicação: Uma Experiência Semipresencial Cooperativa Na Formação De Professores, Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.2, n.2, 2013. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1804
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 116 PDF (Português (Brasil)) downloads: 93