ELEMENTOS QUE SE CONFIGURAM COMO SABER PROFISSIONAL DE QUEM ENSINA ARITMÉTICA: NORMALISTAS DOS ANOS DOURADOS

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.145

Mots-clés :

Cadernos escolares, normalistas, aritmética a ensinar, aritmética para ensinar

Résumé

Esse artigo visa publicar os resultados obtidos na tese de doutorado de Giusti, cujos elementos que configuram um saber profissional de quem ensinava aritmética foram evidenciados por meio da leitura e da análise de alguns cadernos de Prática de normalistas, da década de 1950. Apresenta-se, de forma sintetizada, a análise em três cadernos de normalistas desse tempo, conhecido como anos dourados. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de pesquisa descrita por Lima e Valente, referenciada nos estudos de Peter Burke, que consiste em etapas de trabalho dadas por: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos cadernos e sistematização dos saberes docentes. Como resultados, elencam-se elementos de um saber docente, caracterizando uma aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar, configurando uma relação entre esses saberes e estabelecendo a natureza do saber profissional do professor que ensinava aritmética no curso primário da época. As considerações finais apontam elementos constitutivos desse saber profissional, a partir de uma relação entre a aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Bruna Lima Ramos Giusti, Seduc/SP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora efetiva de matemática do estado de São Paulo (SEDUC): Diadema, São Paulo, Brasil. E-mail: ramosl.bruna@gmail.com.

Références

BERTONI, N. C. Caderno de Prática. Escola Normal. São Paulo, 1956. (Manuscrito). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200076.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? 1. ed. Tradução de Claudia Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

CHARTIER, R. A história cultural – entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 2002.

GIUSTI, B. L. R. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950. 2020. 196 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020.

GVIRTZ, S., LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V. (org). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LIMA, E. B.; VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-educação, [s.l.], v. 4, n. 11, p.928-943, 25 jun. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24280/ape.v4i11.500. DOI: https://doi.org/10.24280/ape.v4i11.500

OLIVEIRA, M. A. A Aritmética escolar e o método intuitivo: um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). 2017. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.

PINHEIRO, N. V. L. A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. 2017. 224f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.

RIOS, D. F.; FISCHER, M. C. B. Cadernos de Beatriz: discussões teóricas para uma aproximação com a matemática nos registros de estágio da normalista gaúcha (1967). Revista de História da Educação Matemática, v. 3, n. 1, 6 jun. 2017. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/139. Acesso em: 29 maio. 2023.

ROCHA, T. P. Caderno de Prática: Metodologia da Aritmética. Curso de Aperfeiçoamento. São Paulo, 1958. (Manuscrito). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163509.

SILVA, A. L. Caderno de Prática. Escola Normal. Rio do Sul. Santa Catarina, 1950. (Manuscrito). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189417.

VALENTE, W. R. El saber profesional del profesor que enseña matemática: el futuro del pasado. Paradigma, v. XXXIX, n. Extra 1, p. 190-201, jun. 2018. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/674. Acesso em: 04 ago. 2023.

VALENTE, W. R. Investigación sobre la Historia del Saber Profesional de los Docentes que Enseñan Matemáticas: interrogatorios metodológicos. Paradigma, p. 900-911, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p900-911.id827. Acesso em 15 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p900-911.id827

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática. Acta Scientiae, v. 19, p. 224-235, 2017.

Téléchargements

Publiée

2024-04-11

Métricas


Visualizações do artigo: 74     PDF (Português (Brasil)) downloads: 63

Comment citer

GIUSTI, B. L. R. ELEMENTOS QUE SE CONFIGURAM COMO SABER PROFISSIONAL DE QUEM ENSINA ARITMÉTICA: NORMALISTAS DOS ANOS DOURADOS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2024.6.145. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/145. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Cadernos escolares e os saberes do ensino e da formação de professores