OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.110

Palavras-chave:

Matemática, Currículo, Experts

Resumo

Este artigo é um recorte de uma tese de doutorado e busca compreender os bastidores de uma produção curricular do estado de São Paulo da década de 1980. Trata-se da Proposta Curricular de Matemática do primeiro grau e nossa compreensão se dará a partir das ações dos experts quando buscam objetivar saberes em diretivas curriculares. O artigo se atentará na seguinte questão: que processos e dinâmicas estiveram envolvidos na elaboração da Proposta Curricular de Matemática do estado de São Paulo década de 1980 para os primeiros anos escolares? Vale destacar que aqui mostraremos algumas cenas, a questão será respondida a partir de algumas das ações desse coletivo de experts. Percorremos tais ações a partir da produção de um documento que foi ponto de partida para a construção da proposta de matemática. Espera-se, com a análise dessa proposta, contribuir para a compreensão acerca das novas formas de organização de saberes em diretivas curriculares.

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Biografia do Autor

Gisele de Gouvêa, UNIFESP

Mestre em ensino de ciências e matemática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É doutoranda na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

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Publicado

2023-11-28

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Como Citar

GOUVÊA, G. de. OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO CURRICULAR DA DÉDACA DE 1980: ALGUMAS CENAS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.110. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/110. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos