UMA PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, DÉCADA DE 1980

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.41

Palavras-chave:

Saberes; Proposta Curricular; Sistematização.

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa doutoral, em desenvolvimento, do Programa de Pós-Graduação em Educação e saúde na Infância e Adolescência da UNIFESP. Esse tem como objetivo central os estudos dos processos e dinâmicas envolvidos nas sistematizações na produção de saberes, em movimentos da produção de referências curriculares. Nesse sentido, a questão norteadora é: que novos saberes profissionais foram sistematizados a partir da Proposta Curricular para o Ensino de Matemática – 1º. Grau? Nossa hipótese de pesquisa é que o expert ao elaborar um novo currículo ele sistematiza saberes, a partir de suas ações, a nova Proposta incorpora-se na expertise que esse professor-expert passa a ter e que não tinha. Nossa questão de pesquisa, busca entender, porque os saberes foram organizados do modo como foram apresentados na Proposta. Desse modo, a metodologia utilizada será a pesquisa documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, C.S. A Constituição da Profissionalidade Docente: Os efeitos do Campo de tensão do contexto escolar sobre os Professores. 2009. EdUECE- Livro 2.

BARROS, J. D. A. Contribuição para o estudo dos “Campos disciplinares”. Revista Alpha, Patos de Minas: UNIPAM, (11): 205-216, ago.2010.

BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R; VALENTE, W.R.(org). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1.ed.- São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 173- 199.

HOFSTETTER, Rita.; VALENTE, W. R. Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R; VALENTE, W.R. (org). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1.ed.- São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 113- 172.

MIGUEL, A. Entrevista via google meet. [jan.2021]. Entrevistador: Gisele de Gouvêa, São Paulo, 2021. 1 arqivo.mp3 (60 min.). A entrevista encontra-se transcrita na integra com a entrevistadora.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Números Naturais [Repositório Digital da UFSC], v.1, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218450>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Geometria I [Repositório Digital da UFSC], v.2, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218451>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, O Conceito de Fração [Repositório Digital da UFSC], v.3, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218453>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Operações com Números Fracionários [Repositório Digital da UFSC], v.4, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218455>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes.; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, O Problema da Medida [Repositório Digital da UFSC], v.5, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218456>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Números Decimais [Repositório Digital da UFSC], v.6, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218457>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Geometria II [Repositório Digital da UFSC], v.7, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218458>. Acesso em: 16 jul. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Números Inteiros [Repositório Digital da UFSC], v.8, 1990, Editora: Delta Xis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218459>. Acesso em: 16 jul. 2021.

VALENTE, W.R.; ALMEIDA, A.F.; SILVA, M.C. Saberes em (trans) formação e o papel dos experts: currículos, ensino de matemática e formação de professores, 1920-2020. Acta Sci. Canoas, v.22, n.5, p. 65-83, Set/Out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Métricas


Visualizações do artigo: 153     PDF downloads: 86

Como Citar

GOUVÊA, G. de. UMA PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, DÉCADA DE 1980 . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–14, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.41. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/41. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos